Vigilância em Saúde do Estado alerta para a dengue em São Francisco do Sul

Equipe da Macrorregional de Saúde realizou palestra apresentando a evolução da dengue no município, estratégias para combate ao mosquito transmissor, conscientização sobre o tema e sugestões de ações integradas.

Foram apresentadas ferramentas para acompanhamento dos focos de infestação e áreas mapeadas, além de atualização das informações sobre a dengue e o mosquito transmissor. São Francisco do Sul está classificado como município infestado com mais de 100 focos do mosquito e transmissão interna da dengue, houve 26 notificações de suspeita de dengue e 2 casos confirmados. Os hábitos do mosquito se ajustaram ao clima e características locais, com atividade por mais tempo ao longo do ano e durante um período maior de horas. Foram confirmados 9.422 casos de dengue no estado neste ano, com 8 óbitos pela doença e 9 óbitos em investigação.

Participaram da Palestra o vice-prefeito Sergio Murilo de Carvalho, secretário de saúde Jefferson Pacheco, secretário de administração e gestão de pessoas, Carlos Roberto Nunes, gerente de vigilância em saúde, Manoel Francisco Patruni, equipe da vigilância ambiental, vigilância de endemias, agentes de saúde e agentes comunitários, além de membros da secretaria de educação e professores da rede municipal.

A dengue é uma doença infecciosa febril, transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti infectada. Os sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dor muscular, dores nas articulações, dor atrás dos olhos. Podem ocorrer, também, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele.
Pessoas que apresentarem os sintomas citados devem procurar uma unidade de saúde para avaliação.

Kevin Banruque
Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Cepat anuncia mais de 660 vagas de emprego em Joinville

Reta final: Comida di Buteco encerra no dia 4 de maio em Joinville

Projeto de dança inclusiva promove expressão corporal e desenvolvimento de crianças com deficiência em Joinville

Prefeitura de Joinville abre inscrições gratuitas para incubadora de empreendedorismo

Santa Catarina registra mais de dois mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em 2025

Evento debate novo marco regulatório da EaD e avaliação da educação superior