FOLHA METROPOLITANA Jornal diário de Joinville e Araquari

Quem SomosAnuncieContato

   jornalismo@folhametropolitana.com

Vigilância em Saúde do Estado alerta para a dengue em São Francisco do Sul

Equipe da Macrorregional de Saúde realizou palestra apresentando a evolução da dengue no município, estratégias para combate ao mosquito transmissor, conscientização sobre o tema e sugestões de ações integradas.

Foram apresentadas ferramentas para acompanhamento dos focos de infestação e áreas mapeadas, além de atualização das informações sobre a dengue e o mosquito transmissor. São Francisco do Sul está classificado como município infestado com mais de 100 focos do mosquito e transmissão interna da dengue, houve 26 notificações de suspeita de dengue e 2 casos confirmados. Os hábitos do mosquito se ajustaram ao clima e características locais, com atividade por mais tempo ao longo do ano e durante um período maior de horas. Foram confirmados 9.422 casos de dengue no estado neste ano, com 8 óbitos pela doença e 9 óbitos em investigação.

Participaram da Palestra o vice-prefeito Sergio Murilo de Carvalho, secretário de saúde Jefferson Pacheco, secretário de administração e gestão de pessoas, Carlos Roberto Nunes, gerente de vigilância em saúde, Manoel Francisco Patruni, equipe da vigilância ambiental, vigilância de endemias, agentes de saúde e agentes comunitários, além de membros da secretaria de educação e professores da rede municipal.

A dengue é uma doença infecciosa febril, transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti infectada. Os sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dor muscular, dores nas articulações, dor atrás dos olhos. Podem ocorrer, também, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele.
Pessoas que apresentarem os sintomas citados devem procurar uma unidade de saúde para avaliação.

Folha

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.