CÂMARA DE VEREADORES DE JOINVILLE ESTADO DE SANTA CATARINA Divisão de Apoio às Comissões II. LEITURA DO EXPEDIENTE: IV. LEITURA, DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DAS PROPOSIÇÕES: Relator: Adilson Girardi Autoria: James Schroeder 1.Projeto de Lei Ordinária nº 75/2017 Assunto: Determina que a administração pública municipal direta e indireta do Poder Executivo apliquem, no mínimo, 30% (trinta por cento) dos recursos destinados a compra de alimentos, na aquisição direta de produtos da agricultura familiar, empreendedores familiares rurais ou de organizações de agricultores familiares do Município de Joinville e região. III. DISTRIBUIÇÃO DAS PROPOSIÇÕES AOS RELATORES: V. OUTROS PROCEDIMENTOS SOBRE MATÉRIA DE COMPETÊNCIA DA COMISSÃO: 7ª REUNIÃO ORDINÁRIA. 2º PERÍODO LEGISLATIVO. 3ª SESSÃO LEGISLATIVA. 18ª LEGISLATURA. COMISSÃO DE ECONOMIA, AGRICULTURA, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO PAUTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA - 26/08/2019 (conforme Art. 49 do Regimento Interno) Horário: 14 horas - Local: Plenarinho João Pessoa Machado REUNIÃO COM CONVIDADOS: Assunto: Fechamento da Agência Regional da CIDASC em Joinville. Convidados: CIDASC – Sr. Pedro Nolli (Gestor da Agência Regional da CIDASC em Joinville) EPAGRI – Sr. Hector Silvio Haverroth (Gerente Regional) SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JOINVILLE – Sr. Eduardo Metz Castan (Presidente) AMESB (Associação de moradores da Estrada Blumenau) – Sr. Marcos Trapp AMEM (Associação de moradores da Estrada dos Morros) – Sra. Rita Cavaler AMEI (Associação de moradores da Estrada da Ilha) – Sr. Ciro Harger Deputado Estadual Fernando Krelling Deputado Estadual Kennedy Nunes Deputado Estadual Sargento Lima I. LEITURA E VOTAÇÃO DA ATA DA REUNIÃO ANTERIOR; 1 camara@cvj.sc.gov.br Fone: (47) 2101-3333 - Fax: (47) 2101-3200 Av. Hermann August Lepper, 1.100 - Saguaçu - CEP 89.221-005 - Joinville/SC E-mail: - Home page:www.cvj.sc.gov.br Adilson Girardi Presidente da Comissão de Economia, Agricul
O possível fechamento da agência regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) foi tema da reunião da Comissão de Economia desta semana Os vereadores decidiram convidar o secretário de Estado de Agricultura, Ricardo Gouvêa, a presidente da Cidasc, Luciane de Cássia Surdi, e representantes dos outros 12 municípios atendidos pela agência regional de Joinville da Cidasc para uma nova reunião, com data ainda não definida, com o objetivo de defender a manutenção das atividades em Joinville.
O gestor da agência regional da Cidasc, Pedro Nolli, afirmou que foi repassado aos servidores que a decisão foi baseada em um estudo técnico. Nolli, entretanto, discorda do resultado desse estudo, por causa do tamanho das agências. Segundo Nolli, a agência de Joinville tem 44 servidores concursados. Blumenau tem apenas 14.
Ele disse, ainda, que um possível fechamento não geraria economia de recursos. É que não há servidores comissionados na agência de Joinville, nem gastos com o aluguel, já que a agência funciona em um imóvel cedido.
O vereador Odir Nunes (PSDB), que propôs o assunto na comissão, defendeu a permanência da agência de Joinville. Segundo o parlamentar, a cidade conta com o maior número de agricultores no estado.
O deputado estadual Fernando Krelling (MDB) estava na reunião. Ele afirmou que protocolou um pedido de informação na Alesc sobre o assunto, e que terá reunião com o secretário da Casa Civil de Santa Catarina nesta terça-feira (26), em que defenderá a manutenção da unidade joinvilense.
Uma moção de repúdio à decisão de fechamento (Moção nº 375/2019), assinada por todos os vereadores, foi protocolada no último dia 19. Até o fechamento desta matéria, ela ainda não tinha sido votada pelo Plenário. A moção será entregue ao governador Carlos Moisés da Silva (PSL), ao secretário de Estado de Agricultura, Ricardo Gouvêa, e à presidente da Cidasc, Luciane de Cássia Surdi.
Divisão de Jornalismo da CVJ