FOLHA METROPOLITANA Jornal diário de Joinville e Araquari

Quem SomosAnuncieContato /     Publicações Legais

   jornalismo@folhametropolitana.com

Udesc Esag passa a fazer parte de rede global de escolas de negócios de universidades

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis – acaba de se tornar membro da Rede de Escolas Internacionais de Negócios (NIBS, na sigla em inglês), associação que reúne 73 faculdades de negócios de universidades em países dos cinco continentes. A associação à NIBS abre novas possibilidades de intercâmbio e de cooperação com essas universidades.

A Udesc Esag foi convidada a integrar a rede há algumas semanas, a partir de uma indicação do professor Diederich Bakker, na Universidade Hanze, instituição holandesa que já fazia parte da NIBS. O contato foi feito por meio do coordenador de estágios e mobilidade estudantil da Udesc Esag, professor Jovane Medina Azevedo.

Os dois tiveram uma primeira coversa em setembro de 2023, em Roterdã (Holanda), durante a 33ª Conferência Anual da Associação Europeia para a Educação Internacional (EAIE, na sigla em inglês). O primeiro resultado desta conversa foi um convênio de mobilidade entre a universidade brasileira e a holandesa. Os primeiros intercambistas da Hanze já vieram neste semestre letivo para estudar na Udesc Esag.

Vantagens

O bom relacionamento entre as duas universidades iniciado neste contato entre os dois professores proporcionou o convite, já aprovado pelo conselho da NIBS. Com a adesão à rede, a Udesc Esag tem acesso a todos os benefícios de fazer parte da rede global, incluindo:

  • Intercâmbios de estudantes e professores.
  • Trocas de ideias por meio de programas de ensino.
  • Programas conjuntos de ensino e pesquisa.
  • Cooperação no desenvolvimento de currículos.
  • Participação na Conferência Anual da NIBS e oportunidades de networking.
  • Inscrição de equipes nas competições estudantis da NIBS.
  • Acesso à acreditação oferecida pela NIBS.

Internacionalização

As universidades associadas à NIBS compartilham a visão de que a internacionalização dos negócios e a globalização da economia são elementos essenciais na evolução das práticas de gestão. A organização trabalha para que o ensino superior e os cursos de capacitação executiva (MBAs) estreitem relações com as empresas e tenham uma forte dimensão internacional, incluindo a experiência de trabalhar e estudar em outros países.

A rede tem universidades associadas em 36 países:

Europa
Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Noruega, Reino Unido, Romênia, Rússia, Suécia e Tchéquia.

Américas
Estados Unidos, Canadá, Porto Rico, Guatemala, Barbados, Brasil, Peru e Equador.

Ásia
China, Índia, Coreia do Sul, Tailândia, Turquia, Israel, Emirados Árabes Unidos e Jordânia.

África
Egito

Oceania
Austrália

No Brasil, além da Udesc Esag, apenas a Universidade de Brasília (UnB) é membro da NIBS, por meio de sua Faculdade de Administração, Economia, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas.

Saiba mais sobre a Rede de Escolas Internacionais de Negócios em nibsweb.org.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *