FOLHA METROPOLITANA Jornal diário de Joinville e Araquari

Quem SomosAnuncieContato

   jornalismo@folhametropolitana.com

Tuberculose: Secretaria de Saúde alerta para aumento de casos em Guaramirim

Dia 24 de março é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, uma das doenças infecciosas mais mortais que existem. Em Guaramirim, a Secretaria Municipal de Saúde emitiu um alerta para o aumento de casos no município. Somente até março, 5 pessoas já foram diagnosticadas com tuberculose, contra 10 em todo o ano de 2021. Será realizada ação no semáforo para conscientizar sobre a doença.

“Queremos falar para as pessoas sobre a gravidade dessa doença. A melhor forma de prevenir a tuberculose é manter os ambientes abertos e ventilados, com entrada de luz solar. A vacina da BCG também é muito importante, pois previne as crianças e diminui muito as chances de elas desenvolverem as formas mais graves da doença”, declarou Ana Maria Rodrigues, Gerente da Vigilância em Saúde de Guaramirim.

A tuberculose é uma doença causada por uma bactéria que atinge principalmente os pulmões, mas pode acometer outros órgãos. Ela é transmitida de uma pessoa para outra pelo ar, quando se tosse, espirra ou fala.

Os sintomas mais comuns são:

Tosse por mais de três semanas, acompanhada ou não de febre no final do dia;
Suor noturno;
Falta de apetite;
Perda de peso;
Cansaço;
Dor no peito.

Caso apresente algum sintoma sugestivo de tuberculose é necessário procurar a Unidade de Saúde mais próxima da sua residência. A doença tem cura. O tratamento dura seis meses, e é necessário que seja mantido até o final.

Folha

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.