A prefeitura de Joinville publicou nova Nota Técnica com atualizações sobre os critérios de definição de caso para notificação e realização de exames para diagnóstico de Covid-19. Com a nova orientação, a realização de testes passa a acontecer de forma mais abrangente, envolvendo familiares de profissionais da saúde, sintomáticos ou diagnosticados com a Covid-19; indivíduos residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), onde haja casos suspeitos ou confirmados da doença; gestantes de alto risco sintomáticas; profissionais das forças de segurança e salvamento; e pessoas com quadro de síndrome gripal moderada, conforme avaliação médica.
Em Joinville, os testes são realizados no Centro de Triagem da Covid-19, nos Pronto Atendimentos (Pas), pacientes nos hospitais e na Unidade da Saúde do Servidor (exclusivo aos servidores municipais em licença médica). O documento segue as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde de Santa Catarina, e traz como destaque a ampliação do público para testagem do novo coronavírus. De acordo com o Serviço de Vigilância Epidemiológica, o direcionamento do uso de insumos para testagem levou em consideração a população do município com maior risco para desenvolver a doença, bem como a priorização da força de trabalho dos serviços essenciais.
Inquérito Epidemiológico
Além de seguir as orientações técnicas do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Joinville vem adotando estratégicas diferenciadas para atuar com efetividade na prevenção e monitoramento da evolução da Covid-19, no município.
Entre as medidas, está o Inquérito Epidemiológico, que deve ser iniciado a partir do mês de junho. Nesta ação, uma amostra populacional do município, formada por aproximadamente 12 mil pessoas, deverá realizar o teste para a Covid-19. O estudo vai ajudar a medir a curva de contágio da população e auxiliar a Secretaria da Saúde na tomada de decisões sobre ações como isolamento social e gestão de leitos baseada no percentual de contágio. O estudo terá a participação de domicílios escolhidos de forma aleatória e abrangerá todas as regiões da cidade. O contato inicial será realizado via telefone, por um profissional da Secretaria da Saúde.
O entrevistador vai coletar informações sobre os moradores do local e um membro da família será convidado para fazer o teste rápido. Os exames serão realizados no Centro de Triagem da Covid-19 ou em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.