FOLHA METROPOLITANA Jornal diário de Joinville e Araquari

Quem SomosAnuncieContato

   jornalismo@folhametropolitana.com

Termotécnica e Unigel apresentam o Espaço Recicla Plástico na Interplast 2022

A Termotécnica, em parceria com a Unigel, está apresentando o Espaço Recicla Plástico na Interplast 2022 – Feira e Congresso de Integração da Tecnologia do Plástico – que será realizada de 5 a 8 de abril, na Expoville, em Joinville (SC). No local o público poderá conhecer os equipamentos e processos de reciclagem dos plásticos e os produtos fabricados com matérias-primas resultantes da reciclagem destes materiais. Na abertura da Feira o presidente da Termotécnica e presidente do SIMPESC (Sindicato da Indústria do Plástico do Estado de Santa Catarina) , Albano Schmidt, afirmou que a Interplast vem, ao longo de mais de 20 anos, se consolidando como uma vitrine do nosso setor dando visibilidade a essa indústria que reúne quase 11 mil indústrias no país, empregando mais de 320 mil pessoas, movimentando uma imensa cadeia econômica. Santa Catarina sozinha corresponde a 16% do volume de transformação de plástico do país“.

E complementou: “Os materiais plásticos compõem quase tudo o que está em nossa volta, transportando, protegendo e acondicionando produtos imprescindíveis para a vida moderna, como alimentos e água potável. Mas todos nós, como sociedade, temos que estar conscientes de que uma vez que um material, produto ou embalagem, seja utilizado, temos a responsabilidade individual por sua correta destinação. Mas para isso é preciso também que os agentes públicos e privados ofereçam condições para esta destinação correta dos materiais, com um sistema de gestão de resíduos, de coleta e reciclagem  como preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos.”

O objetivo do Espaço Recicla Plástico é demonstrar a economia circular sendo realizada na prática, da coleta das embalagens pós-consumo, sua transformação em matéria-prima de origem reciclada, até a consolidação em novos produtos. É o caso da parceria da Termotécnica com a Unigel para transformar embalagens em EPS pós-consumo em matéria-prima reciclada para produção de peças técnicas de eletrodomésticos. Ou seja, o EPS que embala e protege um refrigerador, após seu consumo é coletado e reciclado pela Termotécnica que transforma em nova matéria-prima comercializada com a marca REPOR.

Por sua vez, o REPOR é um componente que a Unigel incorpora na produção do ECOGEL®, matéria-prima de origem 100% reciclada e que vem sendo utilizada por fabricantes de eletrodomésticos e de outros segmentos para a produção de componentes das suas linhas de produtos.  “Na produção do nosso ECOGEL®, o REPOR da Termotécnica é uma importante matéria-prima. Na prática, as embalagens em EPS de eletrodomésticos retornam para a cadeia produtiva após cumprirem com a sua função, sendo transformadas em novos componentes duráveis que serão incorporados à novos produtos, como é o caso de eletrodomésticos”, comenta o diretor comercial da Unigel, Marcelo Natal.

 

Desta forma, Unigel e Termotécnica estão juntas para fazer a circularidade de materiais acontecer na prática, mostrando que é possível viabilizar a reciclagem de plásticos de maneira sustentável.  “Nossa abordagem ambiental traz a circularidade na prática, incluindo uma visão integrada desde uma concepção de produtos, eficiência operacional, passando por logística reversa e reciclagem e indo até novas cadeias produtivas, fechando o ciclo da economia circular. Pensando na cadeia logística como um todo, dar uma nova vida como embalagens pós-consumo, transformando-as em produtos nobres, atende à demanda da sociedade por uma atuação responsável das empresas em termos de sustentabilidade”, declara Albano Schmidt, da Termotécnica.

 

Com realização da Termotécnica e patrocínio da Unigel, o Espaço Recicla Plástico conta com o apoio da Abiplast, Projeto Isopor Amigo, CNRPlas, Messe Brasil, Revista Plástico Sul, Simpesc e Odnum

 

Economia Circular também é tema de fórum da Interplast 2022

O 1º Fórum de Economia Circular Plástico Sul será um evento realizado durante a Interplast 2022, dia 7 de abril, das 14h às 19h. Como parte da programação do Espaço Recicla Plástico, o evento discutirá as diversas soluções aplicadas ao reaproveitamento destes materiais vinculando o desenvolvimento econômico ao melhor uso dos recursos naturais. O presidente da Termotécnica e presidente do Simpesc – Sindicato das Indústrias do Material Plástico de Santa Catarina, Albano Schmidt, fará a abertura do Fórum que será em formato híbrido, contando com a participação do público de maneira presencial e também com transmissão ao vivo.

A prática da Economia Circular passa por novos modelos de negócios e processos de fabricação otimizados, reduzindo a dependência de matérias-primas virgens e priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis. O conceito busca repensar a forma como os produtos são concebidos, produzidos e comercializados para garantir o uso inteligente e a reciclagem dos recursos naturais. É uma melhoria no sistema econômico atual e visa criar uma nova relação com os recursos naturais e seu uso social.

Sobre a Unigel

A Unigel é uma das maiores empresas químicas do país, com posição de liderança em estirênicos, acrílicos e fertilizantes nitrogenados na América Latina. Fundada em 1966, a Companhia está estrategicamente localizada no Brasil (nos Estados da Bahia, Sergipe e São Paulo) e no México (nos Estados do México, San Luís Potosí e Veracruz).

Presente no dia a dia das pessoas, a Unigel fornece insumos fundamentais para a fabricação de produtos finais nos mercados de eletrodomésticos e eletrônicos, automotivo, tintas e revestimentos, construção civil, papel e celulose, embalagens, saúde e beleza, têxtil, mineração e agricultura.

Tendo como pilares estratégicos a sustentabilidade e a inovação, a Companhia desenvolve tecnologias e produtos que visam o bem-estar econômico, social e ambiental. Como reconhecimento pelas práticas sustentáveis na cadeia produtiva e também pelos programas de responsabilidade social desenvolvidos junto às comunidades em que atua, foi certificada pela Ecovadis na categoria ouro.

Em 2020, a Unigel lançou a linha de produtos Ecogel, que transforma plásticos reciclados pós-consumo e resíduos pós-industriais em produtos. Com o Ecogel, a Companhia atua diretamente na promoção da economia circular, estimula a logística reversa e incentiva o desenvolvimento socioeconômico e ambiental das comunidades envolvidas em todas as etapas do ciclo de vida do produto.

Sobre a Termotécnica

Detentora de mais de 100 marcas e patentes registradas desde a sua fundação, há 60 anos, a Termotécnica tem sido pioneira e protagonista no mercado de EPS no país com soluções de embalagens para diversos segmentos: linhas branca e marrom, agronegócio, fármaco, automotivo, entre outros. Com matriz em Joinville (SC) e unidade de reciclagem no Distrito de Pirabeiraba, a Termotécnica possui também unidades produtivas e de reciclagem em Manaus (AM), Petrolina (PE), Rio Claro (SP) e São José dos Pinhais (PR).

 

Sua estratégia sustentável está consolidada nos pilares ESG (Environmental, Social and Governance) e suas ações são conectadas aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da ONU. Para dar uma destinação ambientalmente correta e sustentável ao EPS pós-consumo, desde 2007 a Termotécnica realiza o Programa Reciclar EPS, com logística reversa e reciclagem do material em todo o Brasil. Já são mais de 44 mil toneladas de EPS pós-consumo que ganharam um destino mais nobre – cerca de 1/3 de todo o material consumido no país. O Programa Reciclar EPS é de fato a economia circular na prática: após seu uso e reciclagem, o EPS é transformado novamente em matéria-prima para outras aplicações.

Folha

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.