FOLHA METROPOLITANA Jornal diário de Joinville e Araquari

Quem SomosAnuncieContato

   jornalismo@folhametropolitana.com

Técnicos da Prefeitura de Joinville recebem capacitação para trabalhar em espaços confinados

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), capacita engenheiros e profissionais da segurança do trabalho para realizar atividades em espaços confinados, como galerias, por exemplo. Uma das atividades práticas dessa semana abordou resgate e remoção nesses locais.

O curso aborda a Norma Regulamentadora sobre Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados, a NR 33, que tem como objetivo estabelecer os requisitos para identificação, reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes.

“São treinamentos teóricos e práticos. Nós utilizamos equipamentos e também abordamos procedimentos para entrar em espaços confinados, como as galerias. Esses profissionais, além de saber usar os equipamentos e orientar os outros trabalhadores, também precisam entender sobre legislação trabalhista e procedimentos para detecção de gases e emissão de documentos”, explica Enéias Magnun da Silva, técnico de segurança do trabalho e responsável pela formação.

Espaço confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que tem meios limitados de entrada e saída e cuja ventilação é escassa.

“Estamos realizando inspeções e precisamos estar preparados para entrar nesses locais. O objetivo é oferecer conhecimento necessário para os trabalhadores que vão fazer o serviço ter segurança, não correr riscos”, afirma Eduardo Mendes Simões de Freitas, gerente da Unidade de Pavimentação e Drenagem da Seinfra.

Folha

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.