Mais de 6 mil pessoas passaram na 7ª edição da Stammtisch de Araquari, que pelo 3º ano foi realizada na Barra da Itapocu em frente à ponte pênsil. No total, foram vendidas 40 barracas.
“Nós ficamos muito felizes com o resultado. O público marcou a presença e o dia estava ótimo. Todos se divertiram muito. Esse ano vendemos todas as barracas em tempo recorde”, diz o secretário de Turismo, Lazer e Esporte, Paulino Sérgio Travasso.
Em 2018, a Festa dos Amigos foi no mesmo local e registrou 5 mil pessoas, este ano, o número de público superou as expectativas. Quem comprou uma barraca para se divertir com os amigos teve o direito a 50 litros de chopp, uma mesa e 100 copos plásticos. Pessoas que marcaram presença aprovaram o evento, como Bruna Eduar Ruon. “É a primeira vez que o participo aqui na Barra do Itapocu, já participei quando foi no Centro e a festa tá muito boa”, diz.
A Stammtisch acontece em forma de partilha. “Cada grupo decide o que vai preparar para a alimentação e é comum dentro de uma barraca se alimentar de 50 a 100 pessoas”, informa o secretário.
Na cultura alemã e austríaca, o Stammtisch é o local de encontro reservado num bar ou num restaurante para um grupo de pessoas que se encontram para beber, comer e conversar.
O Stammtisch, no formato como é realizado no Brasil, não existe em nenhuma outra parte do mundo. O nome original da festa era “Strassenfest mit Stammtischtreffen”, passou a ser chamado apenas de Stammtisch e a ser considerado uma celebração de amizade.
Assim, entrou para o calendário de eventos da Santur (órgão oficial do turismo do Estado de Santa Catarina). Já a ideia inicial da festa partiu do publicitário Horácio Braun (1949-2007). Seu local de origem foi a Rua XV de novembro, em Blumenau. Em Araquari, o evento foi realizado pela Associação dos Surfistas da Barra do Itapocu (ASBI), com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer.