Depois de anunciar os três primeiros casos de Covid-19 na quinta-feira (16), o juiz da Vara de Execuções Penais, João Marcos Buch, confirmou nesta sexta-feira (17), 11 novos casos da doença no Presídio Regional de Joinville. Os casos começaram a aparecer depois que um agente de saúde que trabalha na Unidade Básica de Saúde do presídio testou positivo.
A partir disso, os detentos que tiveram contato com o profissional de saúde foram testados, quando surgiram os primeiros casos. Os apenados que tiveram contato com os casos confirmados também foram testados nesta sexta-feira e 11 deles foram diagnosticados. Até o momento, 93 detentos passaram pelo teste rápido.
Ainda de acordo com o magistrado, todos eles são assintomáticos e foram isolados em espaço próprio no presídio, sem contato com detentos de outras galerias e pavilhões. Os familiares já estão cientes, confirmou o juiz. Os detentos que foram testados por terem mantido contato com os casos positivos também serão isolados e monitorados.