Câmara de Araquari debate exploração de crianças e adolescentes

O ato foi proposto pelo vereador Sidinei Xavier, presidente do legislativo.

Nesta terça-feira, 16, a Câmara de Vereadores de Araquari realizou Sessão Solene em Conscientização ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O ato foi proposto pelo vereador Sidinei Xavier, presidente do legislativo. Estiveram presentes os vereadores do Legislativo, membros do Conselho Tutelar, Secretaria de Assistência Social, Conselho Municipal da Criança e Adolescente e o vice-prefeito Ludgero Jasper Junior.

“Em maio de 2022, com intuito de aumentar a conscientização em nossa cidade, eu apresentei projeto instituindo a lei Menina Laura. Resultado disso, criamos um mês dedicado à prevenção e combate da exploração. Uma maneira de proteger nossas crianças e jovens dessa violência que, segundo dados oficiais, aconteça próxima de nossas residências”, disse o vereador Xavier.

O Brasil ocupa a segunda posição mundial em exploração sexual no mundo. Em Araquari, de acordo com o Conselho Tutelar, são 686 atendimentos neste ano, sendo 267 decorrentes de denúncias. As violências estão classificadas em abusos físicos, estupro de vulnerável, assédio sexual, estupro e importunação sexual.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Roselita Lima de Oliveira, explica sobre o perfil do abusador ou pedófilo. “Geralmente é alguém próximo, que a criança gosta e confia e acaba convencendo a criança a participar desse ato de abuso por meio de persuasão”. Segundo Roselita, a criança quando passa por esse trauma, apresenta alterações de comportamento.

Para o secretário de Assistência Social, Fábio Lima Junior, é preciso trabalhar constantemente o assunto. “Olhando os dados vemos que é preciso muito trabalho para ser problema ser erradicado da nossa sociedade, são pessoas que podem ter o futuro comprometido se não forem ajudadas”. As denúncias podem ser feitas no Conselho Tutelar de Araquari ou pelo telefone 100.

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville vence o São Luiz de virada e segue líder isolado do Grupo A8 da Série D

Marcus Coelho é o novo reforço do Joinville Vôlei para a temporada 2025/26

Secretário de Segurança de Joinville relata sua situação em Israel

Prefeitura realiza sessão pública do Edital para duplicação do último trecho da avenida Santos Dumont

Secretaria de Educação de Araquari entrega uniformes de inverno para estudantes da rede municipal

Cláudio Loetz: Oportunistas na terra das oportunidades