Os Institutos SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, já entregaram 10 equipamentos restaurados à rede de saúde de Santa Catarina. Os aparelhos são de vital importância nos casos extremos da doença causada pelo novo coronavírus e estimasse que cada respirador possa salvar de 10 a 20 vidas.
Ontem, quinta-feira (16), foram entregues mais três respiradores pulmonares artificiais consertados pelos Institutos SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e em Processamento a Laser, localizados em Joinville.
Até o momento, são dez aparelhos restaurados pelos profissionais da instituição em parceria com GM, BMW, Whirlpool, Nidec e SLS Hospitalar e devolvidos a hospitais da rede pública e privada de saúde de Santa Catarina.
Um dos três respiradores entregues nesta quinta-feira foi para o Pró-Rim, de Joinville. Os outros dois foram transportados para o hospital e maternidade da cidade de Santa Cecília, na Serra.
Esse transporte foi feito de avião até Videira e depois por via rodoviária até o destino final, operação essa, coordenada pelo Comitê da Indústria da Defesa de Santa Catarina (Comdefesa), com apoio da Defesa Civil e do Aeroclube de Santa Catarina. O Comdefesa e o SENAI integram a FIESC.