Secretaria de Educação realiza 11º Seminário para Promoção da Igualdade Racial

Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação.

Na quarta-feira, 26, a Secretaria de Educação de Joinville realizou o 11º Seminário Municipal de Educação para Promoção da Igualdade Racial com o objetivo de discutir o combate ao racismo e ao preconceito na Rede Municipal de Ensino e na comunidade escolar.

O evento contou com exposição de trabalhos desenvolvidos por unidades escolares da Rede Municipal de Ensino dentro da temática do seminário, além da palestra principal “Ser, estar, pensar e ver o mundo: caminhos para uma educação antirracista”, com a professora doutora Carol Lima de Carvalho.

O seminário é realizado pelo município desde 2015, quando houve a adesão à campanha da Organização das Nações Unidas (ONU) que deu início à “Década Internacional de Afrodescendentes”. Para o diretor executivo da Secretaria de Educação, Cleberson de Lima Mendes, o evento é importante para valorizar as diferentes culturas na Rede Municipal de Ensino.

“É um momento em que reunimos os profissionais da educação para aprofundar, ampliar e buscar mais conhecimentos de como trabalhar um currículo que valorize e reconheça práticas centradas na cultura africana, afrobrasileira e indígena”, explica o diretor executivo da Secretaria de Educação, Cleberson de Lima Mendes.

Lançamento de e-book com práticas pedagógicas

Durante o seminário, o público também acompanhou o lançamento da segunda edição do e-book “Práticas inspiradoras de educação para as relações étnico-raciais (ERER)”, que reúne cerca de 180 atividades desenvolvidas nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.

Segundo Cleberson, o material é de suma importância para os professores conseguirem ampliar o repertório e encontrar histórias, memórias, culturas, narrativas e práticas que possam os inspirarem a trabalhar a temática da educação para as relações étnico-raciais durante todo o ano na escola.

O e-book será disponibilizado no site da Prefeitura de Joinville nos próximos dias.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Cepat anuncia mais de 660 vagas de emprego em Joinville

Reta final: Comida di Buteco encerra no dia 4 de maio em Joinville

Projeto de dança inclusiva promove expressão corporal e desenvolvimento de crianças com deficiência em Joinville

Prefeitura de Joinville abre inscrições gratuitas para incubadora de empreendedorismo

Santa Catarina registra mais de dois mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em 2025

Evento debate novo marco regulatório da EaD e avaliação da educação superior