FOLHA METROPOLITANA Jornal diário de Joinville e Araquari

Quem SomosAnuncieContato /     Publicações Legais

   jornalismo@folhametropolitana.com

Saúde de Joinville orienta pessoas que viajam para atuar como voluntários do RS sobre atualização das vacinas

Nas últimas semanas, diversos grupos de voluntários estão se organizando para ações de ajuda humanitária no Rio Grande do Sul. A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde (SES), orienta as pessoas que vão atuar como voluntários a verificarem a sua situação vacinal antes de iniciarem os trabalhos.

Para as equipes de resgate, profissionais de saúde, socorristas e voluntários, são especialmente indicadas as vacinas contra a gripe (trivalente contra Influenza A H1N1 e H3N2 e Influenza B), Covid-19, tétano, hepatite B e raiva (com a finalidade de profilaxia pré ou pós exposição de voluntários que atuem com resgate de animais em áreas de alagamentos).

De acordo com a coordenadora de Imunização da SES, Nicoli dos Anjos, o objetivo é estar devidamente vacinado para minimizar o impacto à saúde.

“A exposição à água e à lama das enchentes aumenta o risco de doenças transmitidas por via hídrica ou ambiental e pelo contato com feridas. Além disso, as pessoas nas cidades afetadas também estão expostas a infecções respiratórias, devido às aglomerações, e infecções decorrentes de traumatismos”, reforça Nicoli.

A situação vacinal pode ser consultada em qualquer Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF). Para receber a imunização, o usuário deve apresentar documento de identificação pessoal com foto e carteira de vacinação.

Em Joinville, as vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), com exceção da UBSF Jativoca e das UBSFs Aventureiro III, João Costa e Comasa, que estão dando suporte no atendimento de pacientes com dengue. Outra opção é a Sala de Vacinas Central, que fica na Rua Abdon Batista. Não é necessário agendamento prévio, a recomendação é apenas chegar ao local de vacinação pelo menos meia hora antes do fechamento da unidade. A relação completa das UBSFs está disponível no site da Prefeitura de Joinville.

Sala de Vacinas Central estará aberta no domingo

Neste domingo, 26, a Sala de Vacinas Central estará aberta das 8h às 12h. Entre as vacinas ofertadas, estão a contra a gripe (aplicada em pessoas a partir dos 6 meses de idade) e contra a dengue, neste caso específico do imunizante contra a dengue, para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Quem precisar atualizar a carteira de vacinação também pode ir ao local. A Sala fica na rua Abdon Batista, 172, Centro.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *