Saúde de Joinville celebra 20 anos de história do Naipe DI/TEA

Neste mês de março, o Núcleo de Atenção Integral à Pessoa com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista (Naipe DI/TEA), serviço vinculado à Secretaria de Saúde de Joinville (SES), comemora 20 anos de história.

A data foi celebrada em evento realizado nesta terça-feira (29), no auditório da UniSociesc. O encontro reuniu a equipe do Naipe DI/TEA, profissionais da SES, convidados e instituições parceiras. Como atração especial, o evento teve apresentação da Banda do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. O evento contou, ainda, com a presença do prefeito Adriano Silva; do secretário da Saúde, Jean Rodrigues da Silva; e dos vereadores Maurício Peixer e Diego Machado.

Criado e mantido pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde, o Naipe DI/TEA é um serviço exclusivo do município de Joinville e referência em atendimento à crianças com deficiência intelectual e autismo.

Atualmente, o Naipe DI/TEA possui 2.578 usuários cadastrados, além dos pacientes que já estão em atendimento e de outros em processo de avaliação. A Unidade realiza cerca de 2,3 mil atendimentos mensais e conta com equipe multidisciplinar formada por 42 profissionais, entre médicos de diferentes especialidades, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo, assistente social, nutricionista, enfermeiros e área administrativa.

De acordo com a coordenadora do Naipe DI/TEA, Gislaine Batista de Souza, ao longo das duas décadas, o serviço obteve importantes conquistas, tais como a ampliação da equipe, a expansão do atendimento e a inclusão do atendimento do público autista o que representou um desafio para os profissionais e um avanço para a comunidade de Joinville.

Ainda assim, existem melhorias a serem alcançadas: “Temos grande demanda de atendimento, precisamos ampliar o nosso espaço físico. Mas estamos felizes porque são desafios que já constam no Plano Municipal de Saúde 2022/2025”, afirmou Gislaine.

Ao encontro dos objetivos da coordenadora, o prefeito Adriano Silva confirmou a construção da nova sede do Naipe DI/TEA, que deverá ocupar um terreno pertencente ao município, localizado próximo à Casa da Cultura.

“Já estamos trabalhando no processo de licitação para a contratação da obra do novo Naipe DI/TEA. Joinville e os nossos servidores da saúde são um grande exemplo. Continuamos tendo serviços especializados de referência e cada vez melhores”, declarou o prefeito Adriano Silva.

Reforçando a importância do trabalho dos profissionais do Naipe DI/TEA, bem como de toda a equipe da rede, o secretário da Saúde, Jean Rodrigues da Silva reforçou o compromisso do município na busca contínua por melhorias.

“O Naipe DI/TEA conta com a equipe mais especializada do Sul do país, dentro da sua temática. O serviço não trata apenas os pacientes, mas as famílias. E embora as políticas públicas de financiamento não acompanhem o crescimento da nossa demanda, a Prefeitura de Joinville continua honrando e buscando novas estratégias para melhorar os serviços”, afirmou.

Durante toda a terça-feira, o evento alusivo aos 20 anos do Naipe DI/TEA ofereceu aos participantes palestras sobre temas diversificados, ministrados por profissionais de referência.

Kevin Banruque
Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Cepat anuncia mais de 660 vagas de emprego em Joinville

Reta final: Comida di Buteco encerra no dia 4 de maio em Joinville

Projeto de dança inclusiva promove expressão corporal e desenvolvimento de crianças com deficiência em Joinville

Prefeitura de Joinville abre inscrições gratuitas para incubadora de empreendedorismo

Santa Catarina registra mais de dois mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em 2025

Evento debate novo marco regulatório da EaD e avaliação da educação superior