No próximo sábado (27/06), a Secretaria de Saúde de São Francisco do Sul realizará um mutirão de vacinação contra influenza. As unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Rocio Grande, Rocio Pequeno, Acaraí e Sandra Regina funcionarão das 8h às 17h, sem fechar para o almoço. Já as unidades da Vila da Glória e Ervino terão atendimento das 8h às 12h, por conta de um menor número da população. A ação foi pensada devido a baixa cobertura vacinal dos grupos prioritários: gestantes, puérperas (mulheres no pós-parto) e crianças de 6 meses a menores de 6 anos. O mutirão será realizado apenas para os grupos de risco, em especial aos grupos que apresentam déficit na cobertura vacinal.
A cobertura vacinal das crianças está em apenas 36,35%. Das gestantes, em 42,29%. Já das puérperas, de 20,25%. O vice-prefeito Walmor Berretta Júnior (PSD), ressaltou a importância da vacinação. “Sei que estamos em um momento delicado, mas temos que nos preocupar também com as outras doenças. Nossos postos estão seguindo todas as medidas necessárias contra a Covid-19. Coloque sua máscara, pegue sua caderneta de vacinação e vá até a unidade de saúde mais próxima”, afirma. Vale ressaltar que as pessoas com sintomas de síndrome gripal são atendidas apenas nos Centros de Triagem, localizados no Terminal Walter Gama Lobo e na ESF da Enseada, que está funcionando apenas voltada para Covid.
A vacinação contra a influenza termina na próxima terça-feira (30/06). O morador que quiser realizar a vacina durante os dias de semana deve procurar as unidades das 8h às 12h e das 13h às 16h30. Todas as unidades, com exceção da Enseada, funcionam durante a semana (segunda a sexta) para vacinação.