Santa Catarina inicia 27ª Campanha de Vacinação contra a gripe nesta segunda-feira

Foto: Ricardo Trida/Arquivo/SECOM.

A 27ª Campanha de Vacinação contra a gripe em Santa Catarina começa nesta segunda-feira, 7, para os grupos prioritários, com o Dia D de mobilização estadual marcado para 10 de maio. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e os municípios definiram que, após o dia D, a vacinação será estendida à população em geral a partir dos 6 meses de idade. A campanha busca reduzir os impactos das síndromes respiratórias agudas durante o outono e inverno.

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva, destacou a importância da imunização. “Realizamos a distribuição de mais de 200 mil doses da vacina trivalente contra a gripe. É fundamental vacinar o máximo possível da nossa população. Vacinem-se contra a influenza. A vacina estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde, policlínicas e outros pontos definidos pelos municípios. Precisamos do apoio de todos para vencer mais essa batalha”, disse.

Nesta primeira fase, a campanha prioriza 3,3 milhões de pessoas, incluindo idosos acima de 60 anos, crianças, gestantes, pessoas com condições crônicas (como hipertensão e diabetes). A partir de maio, a vacina estará disponível para toda a população. “Imunizar o público-alvo neste primeiro momento é fundamental, pois são as pessoas mais suscetíveis ao adoecimento e casos graves, inclusive, à morte”, reforçou o secretário.

Foto: Divulgação / SES

Em 2024, Santa Catarina registrou 128 mortes por gripe (influenza), além da sobrecarrega nos hospitais, com ocupação de leitos de UTI e outros equipamentos de saúde. Embora o governo do estado venha se preparando desde 2023 para ampliar a capacidade de atendimento, com a abertura de novos leitos de UTIs, o secretário reforça a necessidade de conscientização sobre a importância da vacinação.

“A vacina é segura e já consolidada no calendário vacinal. Com a imunização de boa parte da nossa população, com certeza iremos superar mais um período difícil que se aproxima, que é a época das síndromes respiratórias agudas”, complementa Diogo.

O imunizante demora de duas a três semanas após a aplicação para conferir a proteção adequada. Em 2024, o estado registrou 1.693 casos da doença, a maior parte por influenza A (H1N1).

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Cepat anuncia mais de 660 vagas de emprego em Joinville

Reta final: Comida di Buteco encerra no dia 4 de maio em Joinville

Projeto de dança inclusiva promove expressão corporal e desenvolvimento de crianças com deficiência em Joinville

Prefeitura de Joinville abre inscrições gratuitas para incubadora de empreendedorismo

Santa Catarina registra mais de dois mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em 2025

Evento debate novo marco regulatório da EaD e avaliação da educação superior