As expectativas são as melhores possíveis para a temporada da tainha 2019 em São Francisco do Sul, aberta oficialmente em 1º de maio para a pesca artesanal não motorizada. Os primeiros lanços foram dados em 27 de maio, nas praias de Ubatuba, Forte e Capri, com a captura de cerca de mil tainhas.
De acordo com o levantamento do Epagri, em 2018 a produção francisquense ficou em torno de 64 toneladas, com estimativa de R$ 5 milhões movimentados na comercialização, que gerou expressivo incremento na economia pesqueira local.
O município tem 11 ranchos de pesca distribuídos ao longo das praias da Enseada, Ubatuba, Itaguaçu, Capri e Forte. Cada rancho emprega mais de 10 pescadores artesanais. Na safra da tainha, cerca de 120 pescadores trabalham diretamente na captura.
No rancho do Guinho, que fica no Forte, a espera pelos cardumes é diuturna e os maiores lanços devem acontecer neste mês. “Estamos no aguardo da mesma boa safra que foi o ano passado, o que aconteceu no mês de junho”, enfatiza o pescador José Antônio da Silva (Zequinha).
ASCOM