O que se planta, colhe, diz o ditado. E as crianças do Centro de Educação Infantil João Ignácio Filho, localizado no bairro Rainha, colheram com alegria suas verduras e hortaliças, plantadas por meio do projeto Hortos e Hortas, da Secretaria de Agricultura e Pesca, em parceria com a Secretaria da Educação.
“A gente fornece as mudas de alface, cebolinha, salsinha e mesmo flores e o adubo e as crianças, em conjunto com os professores constroem suas hortas e fazem o plantio”, explica o secretário de Agricultura, Nelson Silveira.
E no CEI João Ignácio Filho, além dos professores e alunos, a horta também teve uma ajudinha dos pais. “A horta aconteceu com a participação das turmas do pré, envolvendo 38 crianças. Teve a parceria do professor de educação física na construção dos canteiros e os pais também ajudaram com o adubo orgânico”, conta a diretora do CEI, Eliane Terezinha Gabiatti.
No CEI, o projeto já existe desde 2017 e esse ano foi executado com a ajuda dos professores Josiane Fortunato, Roselaine Prestes Machado e Ricardo Jean Méier. “Os professores que trabalham com o pré entendem a importância de mexer na terra. E também que plantar, regar, acompanhar o crescimento da planta até a mesa é fundamental para o desenvolvimento de várias habilidades na criança”, explica Eliane.
De acordo com ela, é possível perceber uma mudança no comportamento dos alunos que passam a zelar mais pelo ambiente e mesmo, a aceitar as verduras nas refeições. No CEI também foi realizado um trabalho de conscientização. “As crianças se empolgaram e no começo queriam levar as flores para suas mães, então nós criamos umas placas orientando o que poderia ser levado e o que deveria ficar na horta. E hoje, as crianças cuidam muito bem das flores e hortaliças”, diz a diretora.
Além de todos os benefícios mencionados, por meio do projeto em parceria com a Agricultura foi possível deixar o ambiente escolar mais bonito e proporcionar momentos de alegria para as crianças, que segundo descreve Eliane ficam eufóricas, tanto na hora de plantar, quanto na hora de colher.
E ela ainda informa que a instituição deve ter em breve, mais três canteiros, contudo, a ideia agora é semear para que as crianças vejam como acontece a germinação.
Esse ano, a Secretaria de Agricultura e Pesca já atendeu 7 unidades de educação e as escolas e CEIS que tiverem interesse em adquirir as mudas podem entrar em contato direto pelo telefone: (47) 3447 7745.
ASCOM