Criminosos fortemente armados provocaram terror na cidade na madrugada desta terça-feira (1º), com tiroteios, explosões e incêndios. Eles bloquearam o caminho para barrar a reação da polícia local. A polícia encontrou 10 carros utilizados pelos criminosos. Os veículos estavam em um milharal em Nova Veneza, cidade vizinha, os veículos utilizados para o crime foram encontrados e apresentavam manchas de sangue, indicando que criminosos foram alvejados pelos policiais. Quatro pessoas já foram presas.
Cerca de 30 pessoas encapuzadas assaltaram uma agência do Banco do Brasil no Centro de Criciúma às 23h50 de segunda-feira (30). A ação durou 1 hora e 45 minutos. Pessoas foram feitas reféns e cercadas por criminosos, felizmente, o Banco do Brasil disse que funcionários não foram feridos, que não há previsão para reabertura da agência e que não informa “valores subtraídos durante ataque às suas dependências”.
Os criminosos fugiram, e parte do dinheiro ficou espalhada pelas ruas. Valor levado e abandonado não foi calculado até as 7h30 do dia 01/12, porém, quatro moradores foram detidos após recolherem R$ 810 mil que ficaram jogados no chão devido a explosão durante o assalto.
Os moradores da cidade fizeram diversos vídeos e fotos de suas casas durante o ocorrido: