FOLHA METROPOLITANA Jornal diário de Joinville e Araquari

Quem SomosAnuncieContato /     Publicações Legais

   jornalismo@folhametropolitana.com

Psicóloga compartilha dicas para aprimorar o gerenciamento do estresse após os 45 anos

Um estudo publicado recentemente na JAMA Network Open apontou que pessoas com 45 anos ou mais que têm altos níveis de estresse são 37% mais propensas a ter problemas cognitivos, incluindo de memória e raciocínio. Outro estudo, de Harvard, concluiu que evitar o estresse pode nos tornar biologicamente mais jovens.

Priscilla Seibel Magalhães, psicóloga da Hapvida NotreDame Intermédica, explica o que caracteriza o estresse: “É uma resposta fisiológica e psicológica do corpo diante de uma situação ameaçadora ou desafiadora. Diante dessas possíveis situações, ocorre a ativação das glândulas suprarrenais, que acabam liberando hormônios que são responsáveis pelo estresse, como o cortisol e a adrenalina. Juntamente, vêm os sintomas, que podem ser emocionais, físicos e psicológicos”.

Conforme a psicóloga, há diferentes tipos de estresse, como o estresse agudo, episódico e de transtorno pós-traumático. “É importante procurar o auxílio de um profissional para fazer a diferenciação, o diagnóstico e um plano terapêutico. Desta forma, o paciente terá ferramentas e saberá lidar com o gerenciamento do estresse”, orienta.

“Lazer, atividades físicas, boa qualidade de sono, alimentação adequada, meditação e respiração diafragmática também ajudam bastante. Caso você esteja passando por um período de estresse e os sintomas estejam dificultando a sua qualidade de vida, não deixe de procurar ajuda profissional”, conclui.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *