FOLHA METROPOLITANA Jornal diário de Joinville e Araquari

Quem SomosAnuncieContato /     Publicações Legais

   jornalismo@folhametropolitana.com

Projeto para reintrodução de espécie de macaco em extinção é apresentado na Alesc

A Comissão de Turismo e Meio Ambiente recebeu na tarde desta quarta-feira, 12, a Diretora do Instituto Espaço Silvestre, Vanessa Kanaan, para a apresentação do programa “Silvestres SC”, que tem como objetivo a reintrodução dos animais silvestres na natureza.

Desde 2019 os pesquisadores estão trabalhando para que o macaco “bugio-ruivo”, espécie que foi considerada extinta em Florianópolis desde 1760 seja reintroduzido na natureza local.

“Um projeto de reintrodução pode ter como metodologia a realização de solturas de animais na natureza com a expectativa que eles reproduzam até que sejam observados mais nascimentos do que mortes. Este animal é muito importante no ecossistema, contribuindo também para a dispersão de sementes e regeneração da mata”, destacou Vanessa.

Durante a apresentação, a diretora do Instituto, ressaltou a importância do suporte do poder público para a viabilidade dos projetos, que envolvem desde o desenvolvimento de pesquisas, educação ambiental, ecoturismo e visibilidade do Estado em ações pioneiras de defesa do meio-ambiente.

Para deputado Marquito (Psol), presidente da Comissão, é papel do colegiado contribuir com políticas ambientais como a que foi apresentada. “Vamos caminhar juntos para fortalecer estes projetos, participando e dando condições no que for nossa atribuição, para viabilizar novos casos de reintrodução de animais em Santa Catarina”.

Projeto e requerimentos aprovados

Foi aprovado o projeto de lei, PL./0031/2023, de autoria do deputado Carlos Humberto (PL) que dispõe sobre a obrigatoriedade dos responsáveis por estabelecimentos de atendimento veterinário, que constatarem indícios de maus tratos aos animais atendidos, em comunicar o fato de imediato à Polícia Civil.

Foram aprovados os requerimentos para a realização de dois eventos na Alesc, no próximo ano, o seminário “Sul – Brasileiro sobre comercialização de créditos de carbono, marco legal e regulamentações” e o seminário “Sustentar – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as Energias Renováveis”.

As duas atividades foram propostas pelo deputado Fabiano da Luz (PT).

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *