Projeto História em Imagens, do Instituto Festival de Dança de Joinville, impactará 80 escolas públicas

Na próxima segunda-feira, 21 de fevereiro, o Instituto Festival de Dança de Joinville dará a largada nas atividades deste ano do projeto História em Imagens. A mostra itinerante começou em novembro de 2021 e tem a previsão de impactar, ao todo, 80 escolas da rede pública municipal e estadual de ensino de Joinville. 16 escolas já foram contempladas, com cerca de 200 estudantes envolvidos por visita. A cada semana, quatro novas instituições de ensino recebem o projeto, de forma simultânea.

Os objetivos da iniciativa são realizar uma narrativa da história do Festival de Dança; promover uma apreciação reflexiva e de formação com a arte da dança; e fomentar o interesse pela manifestação cultural. “O projeto consiste em uma exposição com 40 quadros, sendo dois deles uma explicação sobre a iniciativa. Os quadros contam a história do Festival por meio de uma composição com todos os cartazes do evento, e os estudantes ganham um livreto com a história de cada um destes quadros”, explica Deivison Garcia, Assistente Executivo do Instituto. “A realidade aumentada está inserida em forma de vídeos. O estudante, portador de um celular, já com o aplicativo de realidade aumentada baixado, vai apontar a câmera do celular para o quadro e poderá visualizar o vídeo inserido ali. Cada quadro vai disparar um vídeo diferente, referente aos anos retratados no respectivo quadro”, acrescenta.

O projeto foi viabilizado graças ao patrocínio do município e da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville por meio do Simdec (Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura) e contempla metas do Plano Municipal de Cultura.

O Instituto

O Instituto Festival de Dança de Joinville é uma organização social com conselho administrativo e fiscal. Conta com representantes do poder público, representantes da comunidade e de entidades representativas da sociedade civil organizada, como Associação Empresarial de Joinville (Acij), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Conselho Municipal de Cultura, além da diretoria responsável pela execução do Festival.

Kevin Banruque
Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Cepat anuncia mais de 660 vagas de emprego em Joinville

Reta final: Comida di Buteco encerra no dia 4 de maio em Joinville

Projeto de dança inclusiva promove expressão corporal e desenvolvimento de crianças com deficiência em Joinville

Prefeitura de Joinville abre inscrições gratuitas para incubadora de empreendedorismo

Santa Catarina registra mais de dois mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em 2025

Evento debate novo marco regulatório da EaD e avaliação da educação superior