FOLHA METROPOLITANA Jornal diário de Joinville e Araquari

Quem SomosAnuncieContato

   jornalismo@folhametropolitana.com

Projeto História em Imagens, do Instituto Festival de Dança de Joinville, impactará 80 escolas públicas

Na próxima segunda-feira, 21 de fevereiro, o Instituto Festival de Dança de Joinville dará a largada nas atividades deste ano do projeto História em Imagens. A mostra itinerante começou em novembro de 2021 e tem a previsão de impactar, ao todo, 80 escolas da rede pública municipal e estadual de ensino de Joinville. 16 escolas já foram contempladas, com cerca de 200 estudantes envolvidos por visita. A cada semana, quatro novas instituições de ensino recebem o projeto, de forma simultânea.

Os objetivos da iniciativa são realizar uma narrativa da história do Festival de Dança; promover uma apreciação reflexiva e de formação com a arte da dança; e fomentar o interesse pela manifestação cultural. “O projeto consiste em uma exposição com 40 quadros, sendo dois deles uma explicação sobre a iniciativa. Os quadros contam a história do Festival por meio de uma composição com todos os cartazes do evento, e os estudantes ganham um livreto com a história de cada um destes quadros”, explica Deivison Garcia, Assistente Executivo do Instituto. “A realidade aumentada está inserida em forma de vídeos. O estudante, portador de um celular, já com o aplicativo de realidade aumentada baixado, vai apontar a câmera do celular para o quadro e poderá visualizar o vídeo inserido ali. Cada quadro vai disparar um vídeo diferente, referente aos anos retratados no respectivo quadro”, acrescenta.

O projeto foi viabilizado graças ao patrocínio do município e da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville por meio do Simdec (Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura) e contempla metas do Plano Municipal de Cultura.

O Instituto

O Instituto Festival de Dança de Joinville é uma organização social com conselho administrativo e fiscal. Conta com representantes do poder público, representantes da comunidade e de entidades representativas da sociedade civil organizada, como Associação Empresarial de Joinville (Acij), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Conselho Municipal de Cultura, além da diretoria responsável pela execução do Festival.

Folha

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.