Prisioneiros que estão no presídio regional por falta de vaga na penitenciária, por regime semiaberto em Joinville, são encaminhados para monitoramento eletrônico em seus domicílios. Cerca de 100 detentos do regime semiaberto, que estão na penitenciária e trabalham externamente, irão para as suas casas, mesmo sem tornozeleiras.
Para aqueles que se encontram na penitenciária em regime semiaberto e previsão de ser aberto para 2020, irão para domicílio com tornozeleira. Conforme João Marcos Buch, juiz da Vara de Execuções Penais da Comarca de Joinville, os detentos que não trabalham e cuja a previsão é para 2021, permanecerão dentro na penitenciária.
Esta medida também permitirá abrir galeria exclusiva para triagem de novos presos com suspeita de infecção. O Ministério Público e comando da Polícia Militar, estão de acordo com a decisão do juiz. Quanto às pessoas com mais de 60 anos, será avaliado individualmente. Atualmente, 2 mil 300 detentos estão abrigados no Complexo Prisional de Joinville.