FOLHA METROPOLITANA Jornal diário de Joinville e Araquari

Quem SomosAnuncieContato

   jornalismo@folhametropolitana.com

Prefeitura de Joinville realiza cursos gratuitos para produtores rurais em maio

No mês de maio, a Prefeitura de Joinville, por meio da Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR) da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), oferece nova programação de cursos gratuitos direcionados a produtores e trabalhadores rurais.

As aulas serão ministradas na sede da UDR/SAMA (Rodovia SC 418, 271 – Escola Agrícola, Pirabeiraba), das 8h às 17h, com uma hora de intervalo para o almoço.

Podem participar pessoas a partir de 18 anos que residam ou trabalhem na área rural de Joinville. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail edvaldo.cunha@joinville.sc.gov.br, ou pelos telefones (47) 3424-1188, (47) 3424-1177 e (47) 99250-8206.

Os cursos gratuitos para produtores rurais acontecem em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Joinville e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR/SC).

Programação de cursos

A agenda de capacitações do mês de maio será aberta com o curso Qualidade do Leite, a ser realizado nos dias 2 e 3 (segunda a terça-feira). O conteúdo vai abordar questões como a importância da sanidade da vaca leiteira; cuidados e higiene na ordenha; higiene, limpeza e sanitização de equipamentos e instalações; importância da qualidade da água; diagnóstico, controle e prevenção de mastite.

Também no dia 3 (terça-feira), acontece o curso de Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural, com orientações sobre responsabilidade, operação, impressão e relatórios da NF-e do Produtor Rural. Uma segunda edição desse curso também será realizada no dia 24 (terça-feira).

Já nos dias 12 e 13 (quinta e sexta-feira), a grade será dedicada ao curso de Culinária de Peixes e Frutos do Mar, com temáticas como manipulação, beneficiamento e preparo de pratos com peixes e frutos do mar.

Para os interessados em aprender mais sobre como gerir o seu negócio, a dica é o curso Administração Rural – Gestão da Propriedade Rural, nos dias 16, 17 e 18 (segunda, terça e quarta-feira). Em destaque, conceitos básicos de administração rural, recursos e definição da propriedade rural, elaboração de inventário e balanço patrimonial, elaboração de planejamento estratégico da propriedade e da família.

Na mesma data (16 a 18), será realizado o curso Segurança e Saúde no Trabalho com Agrotóxicos – NR31, que vai apresentar conceitos, características, proteção, vestimentos, intoxicação, equipamentos, primeiros socorros, formas de exposição, segurança, transporte, armazenamento, rotulagem, medidas higiênicas e destinação de embalagens vazias.

Encerrando a programação de capacitações de maio, nos dias 19 e 20 (quinta e sexta-feira), acontece o curso Fruticultura – Controle Fitossanitário, que vai apresentar manejo do solo e adubação, manejo de doenças, poda verde e raleio.

Folha

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.