A partir desta quarta-feira (4/3), a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot), inicia o processo de formação dos 50 novos guardas municipais.
Esta fase de capacitação configura a última etapa do concurso público da Guarda Municipal (Edital nº 004-2019-SGP), será de caráter classificatório e eliminatório, empossando os novos guardas municipais ao término do curso, de acordo com o desempenho durante a formação.
As aulas iniciam às 8 horas na sede da Seprot (na rua Caçador, 112, bairro Atiradores). Serão duas turmas simultâneas de 25 alunos. A aula magna será ministrada pelo prefeito Udo Döhler, a partir das 19h30, no Teatro Juarez Machado. A formação vai até o dia 23 de junho.
Com pouco mais de 800 horas de formação profissional, o curso segue a matriz curricular de formação estabelecida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. Entre as disciplinas que serão ministradas estão: Concepção de Guarda Comunitária, tiro policial defensivo, administração de conflitos, moções básicas de Primeiros Socorros e técnicas de direção defensiva veicular.
As aulas serão ministradas por professores convidados, servidores municipais vinculados a diversas secretarias do município e Guardas Municipais habilitados na forma da Lei. Durante o curso, os candidatos deverão dedicar-se exclusivamente às aulas, que acontecerão de segunda a sábado, nos períodos da manhã, tarde e noite, das 8 às 12 horas, das 14 às 17h30 e das 18h30 às 21h30 horas.
Algumas disciplinas serão ministradas em locais alternativos, como no caso das disciplinas de Defesa Pessoal e Condicionamento Físico, que acontecerão nas dependências da Associação dos Servidores Públicos do Município de Joinville (ASPMJ).
Os candidatos terão vinculo temporário com o Município durante a formação e receberão o valor mensal de R$ 3.255,59. Após o fim do curso, os candidatos aprovados passam a receber R$ 4.883,39. Foram divulgadas cinco vagas, mas 50 pessoas foram convocadas, de acordo com a ordem de classificação.
Ao todo, 5.643 candidatos se inscreveram e validaram a inscrição para a prova objetiva do concurso. Após o resultado, os 300 melhores colocados passaram pela prova de aptidão física. Dentre os considerados aptos para a função, foram convocados os 50 melhores colocados para a última etapa, que pretende preparar os novos guardas para o desempenho da função.