A Prefeitura de Araquari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nos últimos cinco meses 2.700 exames de radiografia. A ação, que encerrou a espera para este tipo de exame, aconteceu devido a implantação da primeira sala de raio-x do município, em fevereiro deste ano.
De acordo com a secretária de Saúde, Maclóvia Fontoura, havia demanda reprimida para radiografias desde 2016. Maclóvia explica também que antes da inauguração da sala – localizada no Centro de Especialidades, anexo ao Pronto Atendimento 24 horas -, os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) eram levados até ao Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça, em São Francisco do Sul.
De 2018 a fevereiro deste ano, foram realizados 650 exames na cidade vizinha, número quatro vezes menor do que já foi realizado na sala de radiografia localizada no município. “Isso acontece por que com a sala aqui em Araquari não temos custo de deslocamento e podemos ofertar maior número de exames.”
O investimento para instalação e funcionamento da sala faz parte do contrato com a organização social Redeh Beneficência Cristã, responsável pela administração do Pronto Atendimento 24 horas, no valor de R$ 5,6 milhões anual, que iniciou em 2018. Além dos exames agendados, a Prefeitura realizou ainda outros 850exames dos pacientes atendidos no PA 24 horas.
ASCOM