Na manhã desta segunda-feira, 18, a Prefeitura de Araquari, por meio da Defesa Civil do Município, atualizou os números relacionados às chuvas que atingiram a cidade no final de semana, 16 e 17. Uma escola, três Centros de Educação Infantil e dois postos de saúde foram atingidos. Ao todo, 25 pontos de alagamentos em todo o Município foram registrados e 30 pessoas ficaram desalojadas e passaram a noite em dois abrigos, um no Centro e outro no Porto Grande.
Ontem, 17, a Prefeitura decretou situação de emergência e a partir de hoje iniciam os trabalhos de recuperação dos prédios públicos atingidos, das estradas e auxílio às famílias atingidas. A orientação da Defesa Civil é de que os moradores que foram atingidos pelas cheias procurarem o órgão para registrar os danos. As aulas retornam ao normal na terça-feira, 19. E as duas Unidades Básicas de Saúde atingidas, Centro e Porto Grande, reabrem para atendimento ao público a partir das 13h desta segunda-feira.
De acordo com dados da Epagri/Ciram, nas últimas 72 horas, Araquari registrou 312 milímetros de chuva, o dobro do considerado normal para todo o mês de fevereiro, que é 174 mm. Entre os principais transtornos causados pelas cheias, está a interdição da ponte no Km 27 da rodovia BR 280, no bairro Icaraí. No trecho, a água por cima da pista trancou o tráfego por pelo menos nove horas, liberando o acesso somente às 1h. No momento, o trânsito nessa região está fluindo normal.
Na Barra do Itapocu, a rua Maringá, que dá acesso ao bairro, segue interditada para passagem de veículos pequenos. Na mesma região, a Estrada Morro Grande também está interditada. Nessas duas vias, servidores da Subprefeitura do Itapocu estão trabalhando para a liberação. Outro acesso ao Município afetado foi a Estrada Geral do Rio do Morro, que deve ser liberada ainda hoje.
Defesa Civil
Rua Antonio Ramos Alvim, nº 466, Centro.
Telefone: 3432 9917