FOLHA METROPOLITANA Jornal diário de Joinville e Araquari

Quem SomosAnuncieContato /     Publicações Legais

   jornalismo@folhametropolitana.com

Prefeito Adriano sanciona Lei que torna Joinville apta a receber a tecnologia 5G

O prefeito de Joinville Adriano Silva sancionou, na manhã desta segunda-feira (11), a Lei Complementar 600, que regulamenta a implantação da tecnologia 5G em Joinville. O evento ocorreu no Ágora Tech Park.

A Lei Complementar 600 dispõe sobre o procedimento para a instalação de infraestrutura de suporte para Estação Transmissora de Radiocomunicação autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicação. Com a aprovação dessa legislação, Joinville está pronta para receber investimentos de tecnologia 5G.

Por determinação do Governo Federal, a tecnologia 5G será implantada primeiro nas capitais brasileiras. Mas o prefeito Adriano Silva explica que a Prefeitura está trabalhando para que Joinville esteja na vanguarda dos investimentos nessa área.

“Já fizemos reuniões com empresas do setor para que, assim que começarem os investimentos para a implementação da tecnologia 5G, Joinville seja uma das primeiras cidades do Brasil a receber esse tipo investimento. Estamos prontos, tecnicamente falando, quanto à regulamentação”, afirma o prefeito.

O secretário Marcel Virmond Vieira, da secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud), informa que a partir da implantação do 5G vai ser possível termos a Internet das coisas em Joinville.

“Isso é um incremento significativo na dinâmica das atividades empresariais. Existem outras tecnologias menos conhecidas, como as redes de infraestrutura, as redes de serviço e as redes de equipamentos colocadas na nuvem, que só vão se tornar possíveis por meio da implantação do 5G. Essa tecnologia é fundamental para a continuidade do desenvolvimento econômico de Joinville”, pontua Marcel.

Para Fabiano Dell Agnolo, diretor executivo do Join.valle, a sanção da Lei tem um significado muito grande. Fabiano informa que o 5G não apenas aumenta a velocidade da Internet, mas também diminui a sua latência. Na prática, é um menor tempo de resposta e transferência de dados, que dos atuais 40 milissegundos (ms) do 4G será a 1 ms com o 5G.

“Isso vai nos permitir termos a tão falada Indústria 4.0. Poderemos ter milhares de equipamentos conectados, conversando entre eles em tempo real. Estamos fazendo uma girada de chave absurdamente grande no impacto de novos negócios de alto valor agregado”, comemora Fabiano.

Um dos responsáveis pelo desenvolvimento da Lei Complementar 600 foi o vereador Alisson Julio. Segundo o parlamentar, Joinville tem agora a Lei mais moderna do país, nessa área. “Estamos largando na frente. Joinville é uma das primeiras cidades do Brasil a ter este ambiente pronto para a instalação da tecnologia. É uma cidade grande e totalmente apta a receber o sinal 5G”, diz o vereador.

Folha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *