Plenário autoriza empréstimo de 45 milhões de euros para saneamento

Os vereadores aprovaram nesta segunda-feira (14) a proposta da Prefeitura que autoriza a Companhia Águas de Joinville a contratar um financiamento de obras junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) no valor de 45 milhões de euros, aproximadamente R$ 250 milhões, na atual cotação da moeda europeia (Projeto de Lei Ordinária nº 38/2022).
A proposta esteve em discussão e votação nas comissões entre a última sexta-feira e hoje. Na Comissão de Urbanismo, o diretor-presidente da Águas de Joinville, Giancarlo Schneider, explicou que o objetivo do financiamento é atingir as metas de universalização previstas no marco regulatório do saneamento básico, introduzido por meio da Lei Federal nº 14.026/2020.
Conforme Schneider, para atingir a universalização, a empresa tem o “grande desafio” de, até 2033, garantir abastecimento de água a 99% do município, além de fazer com que o serviço de coleta de esgoto alcance 90% dos joinvilenses.
Atualmente, o índice de cobertura do serviço de esgoto em Joinville é de 41%, de acordo com a apresentação de Schneider.
Esse índice significa que aproximadamente 350 mil joinvilenses não são atendidos pelo serviço de esgoto. Na opinião de Schneider, o número é “inadmissível para a cidade que tem o terceiro maior produto interno bruto do sul do país”.
Schneider contou que a empresa já possuía esses objetivos de universalização antes da aprovação do marco regulatório, porém o plano estratégico previa que os índices fossem atingidos em 2047.
Com relação à escolha de financiamento junto a uma agência europeia, Schneider declarou que a empresa francesa apresentou melhores condições que as possíveis parcerias no Brasil.
Melhorias
Conforme o projeto de lei encaminhado para a CVJ, o financiamento permite as seguintes obras de saneamento:
• Modernização da Estação de Tratamento de Água Piraí;
• Redução de perdas reais e aparentes;
• Extensão das redes de água, manutenção e identificação de vazamentos ocultos;
• Implementação de esgotamento sanitário nas Bacia 7, Bacia 8.1, etapas 5 e 6, Bacia 8.2, Bacia 9, Bacia do Morro do Meio e Bacia do Vila Nova, beneficiando os bairros: Floresta, Itaum, Petrópolis, Santa Catarina; Fátima, Guanabara, João Costa; Boehmerwald, Itinga, Profipo, Morro do Meio e Vila Nova.
O empréstimo
A proposta também descreve que o contrato de empréstimo tem prazo total de 240 meses (sendo 60 meses de carência e 180 meses de amortização), com pagamentos periódicos; taxa de juros de 200 business process solution (BPS) ao ano, além de taxa Euribor (cobrada por bancos da zona do euro).
O texto também menciona que, para a operação, a AFD não exigiu o aval da Prefeitura de Joinville diante da saúde financeira da Companhia Águas de Joinville, apenas a assinatura de uma “Carta Conforto” pelo Chefe do Executivo Municipal, semelhante a um protocolo de intenções, para viabilizar a celebração do contrato de financiamento.
Kevin Banruque
Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Cepat anuncia mais de 660 vagas de emprego em Joinville

Reta final: Comida di Buteco encerra no dia 4 de maio em Joinville

Projeto de dança inclusiva promove expressão corporal e desenvolvimento de crianças com deficiência em Joinville

Prefeitura de Joinville abre inscrições gratuitas para incubadora de empreendedorismo

Santa Catarina registra mais de dois mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em 2025

Evento debate novo marco regulatório da EaD e avaliação da educação superior