Depois de 50 anos, a Câmara recebeu da Prefeitura a revisão do Plano Viário de Joinville. O Projeto de Lei Complementar 15/2023 está em tramitação na Comissão de Urbanismo e o presidente do colegiado, o vereador Wilian Tonezi (Patriota) indicou a si mesmo como relator da proposta. Isso significa que Tonezi será o responsável pela análise do projeto, bem como pela elaboração de possíveis mudanças já no âmbito da comissão.
Plano Viário é o nome do documento que prevê possíveis ampliações, como duplicações e melhorias dos eixos de deslocamento de trânsito da cidade. Trata-se de um projeto de lei que é subordinado ao Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável de Joinville (atualmente regulado pela Lei Complementar 620/2022).
Para conduzir a discussão em torno do Plano Viário, Tonezi já fez um requerimento, aprovado pelos demais vereadores da comissão, para a realização de duas audiências públicas. A princípio, elas devem ser realizadas fora da Câmara, conforme a solicitação do vereador. As datas previstas são os dias 26 e 27 de junho de 2023.
Atual Plano Viário
Entretanto, o planejamento viário de Joinville ainda é regulado pela Lei 1.262/1973. Essa lei, em específico, continha o plano diretor de 1973, entre seus anexos, o sistema viário básico (nome utilizado na época para o Plano Viário).
O documento que dá base ao projeto de lei é um estudo elaborado pelo consórcio Nippon Koei LAC – TIS. Parte significativa do sistema viário de 1973 foi mantida. Mas outros trechos foram cancelados. Apenas de exemplo citamos um trecho previsto para alargamento da rua Santa Catarina no bairro Floresta no sistema antigo.
O estudo explica que a mudança projetada na época “requer elevada desapropriação”. Entretanto, o estudo explica que outras mudanças pretendidas não acarretariam “uma diminuição do tráfego com a implantação dos projetos nos pacotes Ponte Joinville, Itinga, BR e Ferrovia, não indicando necessidades de intervenções de ampliação viária no trecho 12A [rua Santa Catarina] até o horizonte de 2050”.
Tramitação
O PLC 15/2023 já passou pela Comissão de Constituição e Justiça, ainda que nessa etapa já tenha sido parado por um pedido de vistas. O parecer nesse colegiado foi do vereador Neto Petters (Novo). A Comissão de Urbanismo é a última antes de o projeto ser encaminhado ao Plenário.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana
Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde