O contato com a natureza servirá de fonte de inspiração para alunos da Escola Municipal Professora Zulma do Rosário Miranda. Na manhã de terça-feira (13/03/2018), três turmas do 9º ano, somando 84 estudantes, foram recebidos no Parque Natural Municipal da Caieira.
Quem guiou o grupo foi a bióloga e monitora do parque, a serviço da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Juliana Serpa. Ela ressaltou informações sobre a criação do parque; a interação do homem, que provocou a degradação; e hoje a importância na atuação para preservar. A bióloga forneceu detalhes sobre as espécies da fauna e da flora que vivem na Unidade de Conservação, enquanto caminhavam pela trilha que segue até a Lagoa do Saguaçu e tem a extensão de, aproximadamente, três quilômetros.
O objetivo da visita monitorada complementará o trabalho que vem sendo realizado em sala de aula, nas aulas de Língua Portuguesa. Depois de estudarem as crônicas do escritor joinvilense Marinaldo de Silva e Silva, a visita a um dos locais citados dará aos alunos novos elementos para trabalharem.
“Com os textos do Marinaldo, eles tiveram contato com a abordagem sobre ambiente e quem são dentro dele. Fazendo este tour poderão resgatar os elementos citados e observar o que mudou neste local”, explica a professora de Língua Portuguesa Maria Bernadete Aragão.
A aluna Amanda Eliza Prussek, 14 anos, ainda não conhecia o Parque da Caieira. Estava curiosa pela visita e já planejando retornar em outra oportunidade na companhia dos pais, para apreciarem juntos a área verde. De volta à sala de aula, ela e os colegas terão a tarefa de socializar o que viram e escreverem suas próprias crônicas.
Antes de chegarem ao parque, os alunos ainda visitaram a comunidade do Morro do Amaral, que é voltada para a Baía da Babitonga.
*Texto da Secom/Joinville.