FOLHA METROPOLITANA Jornal diário de Joinville e Araquari

Quem SomosAnuncieContato

   jornalismo@folhametropolitana.com

Oficina Gratuita de Pão e Poesia

A partir do dia 29 de janeiro, Joinville recebe oficina especial de escrita criativa: o projeto Oficinarte – Fermento Poético, criado pela escritora e diretora da Manuscritos Editora, Bernadéte Costa. A iniciativa pretende desenvolver e fomentar a escrita poética e a cultura da economia criativa. Os participantes serão introduzidos à prática da confecção de pães artesanais enquanto a criatividade aflora por meio de abordagens poéticas.

A oficina é presencial e os inscritos trabalharão o desenvolvimento do gênero poesia, praticando a escrita criativa; inspirados na feitura concomitante de pão artesanal com fermentação natural, o que torna, em efeito, a escrita e leitura atrativa em seus cozimentos.

As inscrições são gratuitas, e poderão ser feitas na plataforma Sympla, a partir de 20 de janeiro de 2022, as vagas são limitadas.

O projeto Oficinarte – Fermento Poético foi selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021, executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. Com as oficinas a ministrante pretende promover o sentimento de realização e de amor-próprio aos participantes.

Juntar o pão à poesia é também um instrumento para envolver-se na valorização de culturas e civilizações, viabilizando um impacto multiplicador positivo e direto na geração de trabalho, crescimento econômico e literário.

 

A proposta cultural do Fermento Poético

Um artista incorpora novas práticas no decorrer de sua trajetória para o desenvolvimento de suas criações. Quando Bernadete resolveu juntar o preceito artesanal do pão à poesia, percebeu possibilidades múltiplas em sua escrita: — “Vivemos há quase dois anos uma crise de saúde mundial, contudo este panorama tem nos levado a entender o quanto a expressão e a criatividade nos mantém a lucidez e o equilíbrio, acrescentando um olhar positivo para a nossa sobrevivência”, comenta Bernadéte.

 

E por que o pão entra na oficina?

A preparação de alimentos contém a revelação de um microcosmo da sociedade, impregnado pela cultura, com todo o significado simbólico na construção de sistemas alimentares. Esse fazer fortifica o olhar e a criatividade, além de disponibilizar importante aprendizado no que tange a história.

Os pães artesanais estão conquistando os paladares. Colocar a mão na massa e surpreender-se com a ação do Fermento Poético interior é não render-se ao acaso e, não deixar-se prostrar diante dos acontecimentos.

 

O projeto da oficina

Serão oferecidas quatro oficinas presenciais gratuitas, com vagas limitadas. Para participar será necessário escolher uma das oficinas oferecidas e realizar inscrição, bem como inscrever-se igualmente para o Encontro Virtual Final, este último também será aberto à comunidade, pois terá o formato de sarau onde os participantes das oficinas poderão declamar os poemas criados durante a realização das oficinas presenciais.

 

Instigar a imaginação e exercitar a escrita criativa por meio do contato com o pão e seus ingredientes, além de habilitar novos escritores e apreciadores da escrita ao aprofundamento e criação literária no gênero poesia fazem parte dos objetivos do projeto Oficinarte – Fermento Poético, criado e executado por Bernadéte Costa.

 

Projeto selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da

Fundação Catarinense da Cultura

 

Serviço:

 

DATAS DAS OFICINAS PRESENCIAIS – OPÇÕES DE DIAS E HORÁRIOS:

OFICINA 1 – Dia 29 de janeiro 2022 (sábado) das 10h às 18h

OFICINA 2 – Dia 11 de fevereiro 2022 (sexta-feira) das 13h às 21h

OFICINA 3 – Dia 19 de fevereiro 2022 (sábado) das 13h às 21h

OFICINA 4 – Dia 08 de março 2022 (terça-feira) das 10h às 18h

ENCONTRO VIRTUAL

Encontro Virtual Final Conjunto – 19 março 2022 (sábado)- 19h

Inscrições: Gratuitas pelo Sympla – Para se inscrever acesse www.sympla.com.br (https://www.sympla.com.br/eventos?s=fermento+poetico&tab=eventos)

Folha

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.