Um dos serviços prestados à população pela Secretaria de Saúde é a distribuição dos glicosímetros, aparelhos utilizados para medir o índice glicêmico de pacientes diabéticos. Para receber o aparelho, o paciente precisa se dirigir até a unidade de Estratégia Saúde da Família de referência com a receita médica, um documento com foto e fazer a solicitação.
Os aparelhos são cedidos ao município por meio de comodato, ou seja, são cedidos pelo tempo de vigência do contrato entre a Secretaria de Saúde e a empresa fornecedora, tendo que ser devolvidos ao final. Devido ao término do antigo contrato, uma licitação foi feita e a uma nova empresa fornecedora foi escolhida. Os novos aparelhos já começaram a ser distribuídos para a população.
De acordo com a Secretaria de Saúde, Nádia Raposo, com o novo contrato, além de oferecer à população aparelhos mais modernos e eficazes, foi feita uma economia no valor das fitas HGT. “Apesar de os aparelhos serem cedidos via comodato, a secretaria necessita arcar com os custos da fita de medição do índice glicêmico, as fitas HGT. Com o novo contrato, foi possível realizar uma economia em relação aos contratos anteriores, e o custo das fitas, que ficava em torno de um real por unidade, foi reduzido para 49 centavos”, diz.
Nádia também salienta que, durante o período do processo de licitação, a distribuição das fitas foi interrompida, mas a situação já foi normalizada. “A distribuição das fitas foi interrompida por dois meses devido à licitação. Contudo, as novas fitas estão disponíveis, e os pacientes podem se dirigir até a ESF mais próxima para receber”, explica. Até agora as unidades do Ervino, Majorca e Acaraí receberam os novos aparelhos, e as outras unidades devem receber ainda esta semana. Em casos de urgência, os aparelhos podem ser retirados na Secretaria de Saúde.
ASCOM