FOLHA METROPOLITANA Jornal diário de Joinville e Araquari

Quem SomosAnuncieContato /     Publicações Legais

   jornalismo@folhametropolitana.com

Novo terminal de grãos é inaugurado no Terminal Portuário de São Francisco do Sul

A obra durou um ano e meio

O Porto de São Francisco do Sul, inaugurou nesta quinta-feira (25), um berço de atracação com estrutura dedicada à movimentação de grãos como soja e milho, com três novos silos para o devido armazenamento. As estruturas foram construídas em 18 meses pelo Terminal Portuário Santa Catarina (Tesc) que, desde 1996, arrenda uma área dentro do porto público.

Cada um dos três silos tem capacidade para armazenar 30 mil toneladas de grãos, totalizando 90 mil toneladas. As estruturas verticais alcançam 31 metros de altura e 38 metros de largura. Para isso, foram investidos R$ 250 milhões nos silos e em obras complementares, como uma galeria de 400 metros para o transporte de grãos até os navios. O prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho esteve presente na ocasião e parabenizou a todos pelas novas estruturas. “Participei do ponto de partida desse projeto em 1996, com a inauguração do Tesc. Agora em 2023 temos um momento muito significativo para nossa cidade, marcando uma nova fase, com o aumento de emprego e renda”, destacou o prefeito.

As obras incluem quatro novos gates de entrada e saída de caminhões, que se somam aos quatro já existentes. Os novos equipamentos são completamente automatizados, contando com controle de acesso biométrico e leitura de placas de veículos. Nos gates foram instaladas modernas balanças, com capacidade para caminhões maiores, de 30 metros, podendo pesar até 100 toneladas. Também há dois tombadores de caminhões, com plataformas de 30 metros. O  secretário estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, participou da inauguração representando o governador, onde deixou mensagens de apoio e agradecimento de Jorginho Mello. “Uma obra como essa traz orgulho para todos os catarinenses, e só reforça o nosso Estado como uma referência para logística brasileira”, disse o secretário. 

O shiploader, equipamento que lança os grãos dentro dos navios, tem 43 metros de comprimento e capacidade para transportar 2 mil toneladas por hora. O presidente do Tesc, Paulo Capriolli, salientou que, a partir de agora, a expectativa é movimentar 2 milhões de toneladas de grãos por ano. “Estamos celebrando a mais nova conquista do Tesc: um dos mais modernos sistemas de movimentação de granéis agrícolas do país”.

Estiveram presentes autoridades do Executivo e Legislativo, empresários do agronegócio e representantes do setor portuário de todo o país.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana

Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *