Neste sábado (8/2), a partir das 10h, o Museu de Arte de Joinville (MAJ) reabre parte do seu espaço expositivo, com a estreia da exposição “Coleção Rusins: Antopologia e Arte”. A mostra reúne peças da coleção particular do museólogo Alfredo Teodoro Rusins, que foram doadas nos primeiros anos de formação do acervo do MAJ.
Entre elas, estão obras adquiridas em países da Ásia, África, Europa e também no Brasil, vinculadas a usos e costumes das culturas que representam e que adquirem novas camadas de leituras, quando inseridos em um acervo de arte.
O homenageado
Alfredo Teodoro Rusins (1912-1978) nasceu na Letônia e naturalizou-se brasileiro. Museólogo, atuou como assistente de direção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), onde foi responsável pela Divisão de Arqueologia.
Em Joinville, Rusins deixou extenso legado de incentivo à implantação dos museus locais e à formação dos seus acervos, realizando doações de livros, obras de arte e objetos de arqueologia para o Museu de Arte de Joinville (MAJ), para o Museu Nacional de Imigração e Colonização (MNIC) e para o Museu Arqueológico de Sambaqui (MASJ).
A exposição “Coleção Rusins: Antopologia e Arte” estará aberta ao público no porão do MAJ (rua XV de Novembro, 1400 – América), até o dia 16 de fevereiro. O horário de visitação é de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. A entrada é gratuita.
Projeto Educação Patrimonial
Além da nova exposição, o MAJ convida o público a participar do projeto Educação Patrimonial – Higienização do Acervo que apresenta parte do trabalho de preservação, conservação e higienização das obras que compõem o acervo do Museu.
A atividade acontece em grupos formados com no mínimo cinco (5) e, no máximo, dez pessoas, em uma das salas do MAJ que foi transformada em ateliê de conservação e higienização.
Nos encontros, a equipe do MAJ seleciona algumas obras e apresenta aos participantes suas fichas museográficas, comentam sobre o autor, explicam o trabalho de preservação, conservação e higienização do acervo e demonstram como é realizada a higienização mecânica das peças.
Os interessados em acompanhar a atividade do projeto Educação Patrimonial – Higienização do Acervo, precisam agendar a visita com antecedência, pelo e-mail educativomaj@gmail.com, e aguardar confirmação. As visitas são gratuitas e podem ser feitas de terça-feira a domingo, das 8h às 15h.
Informações: Prefeitura de Joinville