Os alunos das escolas do município, já têm compromisso para o dia 14 de junho: um compromisso com o palco e com a arte da dança. É o dia em que vão participar da 2ª edição do Festival de Dança Escolar que é organizado pela Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura e em parceria com a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer.
O evento começa às 9 horas, no Ginásio Municipal Jornalista Moacyr Iguatemy da Silveira, localizado na Rua Antônio Carlos Sprotte, no Centro e é aberto ao público. De acordo com a professora e coreógrafa da Fundação, Patrícia Dalchau, o evento deve reunir mais de 200 bailarinos. “Podem participar do Festival, escolas municipais, estaduais ou particulares e, cada escola pode participar com até 10 coreografias, podendo ser no mesmo gênero e categoria”, informa.
As escolas devem competir entre si, não havendo também divisão por rede de ensino. “O nosso objetivo é fomentar e movimentar a prática da dança na cidade, por meio das escolas, assim como, despertar o interesse nas crianças e adolescentes pela arte da dança. Além de incentivar a dança como forma de expressão e oportunizar o acesso a essa arte, promovendo também a inclusão e integração entre os participantes”, comenta a presidente da Fundação de Cultura, Sueli Hreisemnou de Oliveira.
Os grupos participantes vão ser avaliados de acordo com o gênero, podendo ser jazz, danças populares, danças urbanas, ou estilo livre e também, de acordo com as categorias, como, mirim (de 4 a 6 anos – masculino e feminino), pré-infantil (de 7 a 9 anos – masculino e feminino), infantil (de 10 a 12 anos – masculino e feminino), infanto-juvenil (de 13 a 15 anos – masculino e feminino) e juvenil (acima de 15 anos – masculino e feminino).
Também serão avaliados pelos jurados que são profissionais da área, alguns critérios como a criatividade, figurino e composição coreográfica. No ano passado, participaram da 1ª edição, 160 alunos, com 10 coreografias. Entre os participantes, 6 escolas foram premiadas e entre elas, a Escola de Ensino Básico Almirante Boiteux que recebeu a premiação de melhor coreografia e a Escola Municipal Ponto Alto que foi indicada para o Festival Escolar de Santa Catarina “Dança Catarina”.
O quê: 2º Festival de Dança Escolar
Quando: 14 de junho | início às 9h
Onde: Ginásio Municipal de Esportes Jornalista Moacyr Iguatemy da Silveira – Rua Antônio Carlos Sprotte – Centro.
Informações: (47) 3453 0086
ASCOM