FOLHA METROPOLITANA Jornal diário de Joinville e Araquari

Quem SomosAnuncieContato /     Publicações Legais

   jornalismo@folhametropolitana.com

Júri internacional confirma bandeira azul para a temporada em Balneário Piçarras

Cerimônia de entrega do certificado ocorrerá em novembro, em Niterói, no Rio de Janeiro

O júri internacional que avalia os critérios de concessão do certificado Bandeira Azul deu parecer favorável à equipe gestora da Praia de Piçarras, no último dia 28 de setembro. A entrega do certificado, que é concessão da Bandeira Azul para a temporada 2022/2023, será no dia 11 de novembro, em Niterói, no estado do Rio de Janeiro. E o hasteamento da bandeira deverá ocorrer no dia 14 de dezembro, aniversário de Balneário Piçarras e feriado municipal.

O comunicado foi feito pelo Instituto Ambientes em Rede, que coordena o programa Bandeira Azul no Brasil, ao Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras (IMP), gestor do projeto no âmbito municipal. Balneário Piçarras permanece com o título de praia com maior extensão certificada pelo programa, com 3,2 quilômetros de orla com Bandeira Azul.

A novidade para a temporada 2022/2023 são os 25 quiosques que estão sendo distribuídos no trecho certificado pelo júri internacional. Desses, 10 terão banheiros masculinos e femininos, e os adaptados para pessoas com dificuldade de locomoção. Além disso, a estrutura da temporada será mantida: placas de sinalização serão distribuídas ao longo da orla certificada e cadeiras anfíbias, para pessoas com deficiência, ficarão disponíveis nos postos salva-vidas.

A Bandeira Azul é um selo internacional que certifica praias ao redor do mundo que cumprem rigorosos critérios de balneabilidade, preservação ambiental, segurança, infraestrutura e acessibilidade. Para participar do programa, Balneário Piçarras foi aprovada por um júri nacional e outro internacional, reunido em Copenhagen, na Dinamarca. Dentre os diferencias do município, destacam-se a balneabilidade, comprovada por um longo histórico de excelente qualidade de água, e a preservação da restinga.

“Balneário Piçarras possui o maior trecho em extensão com certificação Bandeira Azul do país e estamos trabalhando para certificar mais 1200 metros na próxima temporada, até o limite com Barra Velha. Além disso, vamos trabalhar junto com o Comitê Bandeira Azul na promoção dos eventos durante o verão na praia”, disse a presidente do IMP, Rosemari Bona.

A certificação se estende até o norte de Balneário Piçarras, na altura da Rua Canto do Sol (3750), no Bairro Itacolomi. Para cumprimento das exigências do programa, é necessário manter a praia própria para banho, realizar a manutenção de banheiros na faixa certificada, garantir a acessibilidade de cadeira anfíbia para portadores de necessidades especiais. Além disso, serão realizadas diversas atividades de educação ambiental mediadas por profissionais da área.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *