O programa Cidades Irmãs, iniciado em 2007, entre Joinville, em Santa Catarina, e Cantão de Schaffhausen, na Suíça, será novamente renovado para o período de 2020 a 2023. O acordo será firmado nesta terça-feira (11/2), às 10h30, durante visita da comitiva suíça ao prefeito Udo Döhler, na sede da Prefeitura de Joinville.
Integrarão o grupo o governador do Cantão, Martin Kessler; o coordenador de Relações Internacionais, Emanuel Gyger; o prefeito de Schaffhausen, Peter Neukomm; o vereador Markus Müller; a presidente da Associação dos Parceiros Schaffhausen-Joinville (APSJ), Jeanette Grüninger; além dos diretores e membro da APSJ, Willi Bächtold, Peter Baumer e Bernhard Meister.
Também participarão da visita o cônsul-geral da Suíça em São Paulo, Urs Brönnimann, e o cônsul honorário da Suíça em Santa Catarina, Luiz Gonzaga Coelho. O programa Cidades Irmãs tem como proposta a cooperação para promover projetos de interesse mútuo e fortalecer o vínculo de amizade entre as cidades, tendo como prioridades as áreas de Cultura, Educação e Documentos, Esporte, Economia e Meio Ambiente.
Desde a sua implantação, o programa Cidades Irmãs resultou em diversas ações para Joinville e Schaffhausen, principalmente na área cultural e artística. Entre elas, destacam-se intercâmbios musicais; intercâmbio dos artistas plásticos de Joinville, Marcos Rück e Paulo Lindner, com produção e exposição de obras em Schaffhausen; a apresentação da Escola do Teatro Bolshoi na cidade suíça; participação da companhia suíça de dança Cinevox, no 32o Festival de Dança de Joinville, em 2014; a produção do filme “Suíços Brasileiros – Uma história esquecida”, dirigido por Calixto Hakim e com roteiro baseado no livro “Suíços em Joinville”, escrito por Dilnei Cunha.
O Programa de Atividades para o período de 2020 a 2023, prevê as seguintes Prioridades:
Prioridade 01 – CULTURA
Prioridade 02 – EDUCAÇÃO E DOCUMENTOS
Prioridade 03 – ESPORTE
PRIORIDADE 04 – ECONOMIA E MEIO AMBIENTE
Informação: Secom – Prefeitura de Joinville (Foto: Arquivo pessoal)