Joinville recebe o Selo Bright Cities – Cidades Inteligentes

Joinville foi o primeiro município brasileiro a receber o Selo Bright Cities – Cidades Inteligentes. A plataforma reúne dados de 30 mil cidades pelo mundo. Com base nas informações coletadas em dados oficiais que são aferidos e pesquisa com a população, é feito um ranking com os indicativos em cada um dos dez segmentos analisados.

A entrega do selo foi feita ao prefeito Adriano Silva e à vice-prefeita Rejane Gambin. A plataforma Bright Cities gera diagnósticos e roteiros para que as cidades se tornem mais eficientes, inteligentes e sejam melhores a cada dia para quem vive e trabalha nelas.

As áreas analisadas são segurança, educação, saúde, mobilidade, energia, tecnologia e inovação, meio ambiente, empreendedorismo, governança e urbanismo. Levando em consideração todos os indicadores, a nota joinvilense é de 6,1, quase o dobro da média dos municípios brasileiros que é de 3,8.

Um dos pontos em que Joinville teve destaque é por ter a maior extensão em ciclovias e ciclofaixas do Brasil, com 32,59 km para cada 100 mil habitantes. Justamente na área de mobilidade, a cidade alcança a pontuação máxima no país, com nota 6,8.

No quesito saúde, os números também são positivos, se igualando a pontuação nacional e global de 8,6. Os trabalhos desenvolvidos para incentivar a geração de novos negócios já têm apresentado resultado. O indicativo para empreendedorismo tem pontuação 7, pouco abaixo da média nacional e global que é de 7,4.

O relatório também indica que as principais preocupações dos moradores estão associadas a temas relacionados a saúde, educação e segurança. “Esses indicadores permitem que a prefeitura detecte e atue em pontos de atenção. Além disso que se posicione em relação às cidades do mesmo porte”, explica o secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável, Marcel Virmond.

Kevin Banruque
Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Cepat anuncia mais de 660 vagas de emprego em Joinville

Reta final: Comida di Buteco encerra no dia 4 de maio em Joinville

Projeto de dança inclusiva promove expressão corporal e desenvolvimento de crianças com deficiência em Joinville

Prefeitura de Joinville abre inscrições gratuitas para incubadora de empreendedorismo

Santa Catarina registra mais de dois mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em 2025

Evento debate novo marco regulatório da EaD e avaliação da educação superior