Para lembrar o movimento Abril Verde, que contempla o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, celebrado em 28/04, a Secretaria da Saúde, por meio do Centro de Referência da Saúde do Trabalho, está realizando capacitações em associações de reciclagem.
Nesta quarta-feira (25/04/2018), os separadores de lixo da Associação Ecológica dos Catadores Recicladores de Joinville (ASSICREJO), no bairro Aventureiro, receberam orientações sobre como se prevenir de acidentes de trabalho e informações sobre os cuidados com a saúde.
Nesta etapa serão identificados junto a eles os riscos mais inerentes à atividade e fornecidas orientações sobre a importância dos cuidados com a higiene e sobre doenças sexualmente transmissíveis, HIV e hepatite. Após encaminhados por Unidade Básica de Saúde, os trabalhadores serão atendidos pela equipe de saúde multidisciplinar do CEREST e receberão atendimento sobre vacinação e outras eventuais necessidades.
Além da abordagem na área da saúde e segurança do trabalho, as capacitações também têm o objetivo de valorizar a atividade realizada pelos separadores de lixo e ressaltar a importância para o meio ambiente, para a comunidade e para a cidade.
Segundo o coordenador da cooperativa, Severino Tavares Nunes, os resultados poderiam ser melhores se houvesse maior conscientização da comunidade. Além de comprometer o rendimento, a falta de critério na hora da separação do lixo compromete a segurança do trabalhador que faz a separação dos materiais.
Além da visita à ASSICREJO, também foram realizadas capacitações em outras seis associações de reciclagem, nos bairros João Costa, Aventureiro e Cubatão. Ao todo, cerca de 100 trabalhadores participaram da atividade do CEREST.