Os Jogos Escolares de Joinville 2018 terão nova fórmula de disputa, novas categorias de idade e novas modalidades. As mudanças foram definidas com base em sugestões apresentadas no workshop realizado em fevereiro pela Secretaria de Esportes e pela Secretaria de Educação, com a participação de 158 professores.
A competição vai reunir alunos-atletas de 8 a 16 anos de escolas públicas e particulares de Joinville, divididos em quatro categorias: 8 a 10 anos, 11 e 12 anos, 13 e 14 anos e 15 a 16 anos. As inscrições são feitas pela Secretaria de Esporte junto das unidades escolares.
Ano passado, a competição reuniu 65 escolas. Para este ano, a Secretaria de Esportes espera reunir um número maior de unidades. A competição foi formatada seguindo as premissas esportivas e pedagógicas, tendo no professor de educação física o principal alicerce. “Ele é o líder para que a formação das equipes e a mobilização da escola ocorram com efetividade e eficiência”, destaca Jean Kupicki, coordenador de Eventos da Secretaria.
Uma das novidades deste ano será a inclusão da categoria de 8 a 10 anos, que terá como evento piloto a disputa da modalidade de Queimada, dentro do projeto Grandes Jogos. Nas demais categorias, serão disputadas as modalidades de outras edições e mais duas novidades: o basquete 3 x 3 e a luta do taekwondo.
Outra mudança será na fórmula de disputa. Nesta edição será realizada uma fase regional, uma seletiva para as modalidades coletivas que tiveram mais de 10 escolas inscritas por categoria. Essa etapa será disputada no mês de junho.
A chamada fase final será disputada de 1º a 22 de setembro de 2018. Os jogos finais das modalidades coletivas serão disputados no sábado, dia 22 de setembro, nos principais equipamentos esportivos do Município: Centreventos Cau Hansen, Ginásio Abel Schulz e na Arena Joinville.
“Acreditamos que são os primeiros passos para evoluirmos continuamente, permitindo a ampliação do evento e garantindo uma maior participação de escolas e crianças/adolescentes no processo dos Jogos Escolares”, acrescenta Jean Kupicki.
*Texto da SECOM.