FOLHA METROPOLITANA Jornal diário de Joinville e Araquari

Quem SomosAnuncieContato /     Publicações Legais

   jornalismo@folhametropolitana.com

Instituto Juarez Machado tem novas exposições e lançamento de livro

Duas novas exposições de arte e um lançamento de livro encerram a temporada dos eventos culturais do ano de 2022 no Instituto Internacional Juarez Machado, em Joinville

A partir de sábado, 10, o público visitante vai conhecer as pesquisas de fotografias contemporâneas digitalizadas e manipuladas em “Cidade Fabricada” produzidas pelo paulista radicado em Joinville Rogério Negrão , e vai conferir os desenhos à carvão e as sanguíneas abstratas da artista joinvilense Asta dos Reis na mostra “Tudo Está Conectado”. Para complementar a programação, o escritor francês radicado em Florianópolis Jean-Victor Martin autografará seu livro intitulado “KG 412 – Prisioneiro de Guerra”.

Diversas linguagens

Segundo Edson Machado, diretor do Instituto e responsável pela programação, “buscamos integrar a literatura às artes visuais. As exposições de 10 de dezembro de 2022 à 4 de março de 2023, trazem ao conhecimento do público catarinense resultados de pesquisas, de técnicas e de conteúdos diferentes” Já o livro “é uma obra ficcional que resulta em importante estudo do contexto histórico e social dos tempos sombrios da Segunda Guerra Mundial,” afirma Edson Machado.

As constantes transformações do cenário urbano, as conexões com o ambiente e os arquétipos colhidos no imaginário coletivo nas cidades, estão presentes nas colagens digitais e assemblagens conduzidas pelo artista Rogério Negrão, e conta com o apoio do Simdec e Prefeitura de Joinvillesegundo o curador Gleber Pieniz. E Asta dos Reis, conhecida por suas pinturas com tinta automotiva, inova também ao apresentar agora o processo de sua trajetória com o percurso iconográfico repleto de elementos orgânicos e gestuais. Nas palavras de seu curador nesta mostra, Marc Engler “…símbolos da emoção e da razão”.

Lançamento de livro

O autor do livro “KG 412 – Prisioneiro de Guerra”, Jean-Victor Martin é um cidadão do mundo. Nascido na Região da Normandia/Bretanha, viveu e trabalhou na Tailândia, Equador, Arquipélago de Vanuatu no Pacífico Sul, e em cidades da França e do Brasil dirigindo a Aliança Francesa. Está residindo atualmente em Florianópolis e até recentemente foi o cônsul honorário da França em Santa Catarina. Seu livro de estreia, pela Editora Despertando Talentos, em 2022, é um romance que se passa na Europa atacada por Hitler e Mussolini, e a narrativa é composta de três elementos: a versão verdadeira vivida pelo personagem, as intervenções ficcionais do autor, e muita pesquisa histórica” diz o autor.

O lançamento do livro KG 412 – Prisioneiro de Guerra” será a partir das 10:00 horas até 17:00 horas do sábado dia 10 de dezembro. O exemplar será vendido à R$ 75,00. As exposições
“ Cidade Fabricada” e “ Tudo Está Conectado”, inauguram às 10:00 horas permanecendo abertas ao público de terça-feira à sábado das 9:00 às 18:00 horas, até 4 de março de 2023, com entrada gratuita. O Instituto Internacional Juarez Machado fica na Rua Lages, 994, bairro América, Joinville, SC.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *