FOLHA METROPOLITANA Jornal diário de Joinville e Araquari

Quem SomosAnuncieContato

   jornalismo@folhametropolitana.com

Informe : Business Intelligence e Business Analytics potencializam estratégias e resultados

Equipes de tecnologia, marketing e vendas suam a camisa para superar metas desafiadoras, não é mesmo?! Não importa o segmento, a competitividade é cada dia mais acirrada – prova disso é que os gráficos e métricas dos especialistas não param de se movimentar, sempre em busca de novas estratégias e de lucro.

 

Mas, como crescer mais e mais? Uma solução que conquista espaço no mercado, fortalecida por resultados, é o Business Intelligence e o Business Analytics, ou BI e BA. São ferramentas de inteligência, utilizadas para que as empresas entendam e prevejam o caminho do consumidor. Objetivo? Direcionar esforços. É estratégia, que impulsiona venda e gera resultados!

 

Mas afinal, o que é BI e BA?

 

BI é uma metodologia ou processo que auxilia as empresas a trabalharem com o ecossistema de dados. As informações se transformam em relatórios que descrevem a performance de cada área do negócio, por meio de dashboards de fácil compreensão, que potencializam a assertividade nas tomadas de decisão.

 

BA inclui a Inteligência Artificial ao BI. Examina dados, cria insights com mensuração, investigação e apuração das principais métricas e KPI’s – Key Performance Indicator. Os seus algoritmos analisam e processam dados, geram correlações, padrões e previsões sempre bastante precisas.

 

Otimizar com assertividade

 

Lucas Diniz, que é Cientista de Dados e um dos sócios da ÁXE Tecnologia, explica que enquanto o BI avalia os dados do passado, entendendo o que já aconteceu e quais estratégias devem ser tomadas para evoluir ou minimizar resultados indesejados, o BA é Inteligência Artificial e se concentra no futuro ao utilizar o Machine Learning como instrumento para olhar além e prever o impacto das decisões para os negócios.

 

O Cientista de Dados reitera que ao utilizar ferramentas de Business Intelligence e Business Analytics, os gestores conquistam uma possibilidade ímpar de lapidar com inteligência os próximos passos de uma empresa – a curto, médio e longo prazo. “Baseados, por exemplo, no histórico de vendas, nas tendências, em características e hábitos do público-alvo, eles otimizam o planejamento e as tomadas de decisão são focadas em resultados assertivos”, confirma.

 

Lucas complementa que todos os dias o mercado de tecnologia apresenta inovações disruptivas, novas possibilidades, oportunidade e, assim, as organizações se transformam. “É preciso estar muito atento a toda essa movimentação, atualizar-se, traçar e ajustar a rota, sempre concentrado nas melhores soluções e no crescimento escalável e sustentável”, finaliza.

 

Você conhece a ÁXE? Revenda Oficial da Tableau e do SAP Business One, a ÁXE Tecnologia implementa soluções que atuam em processos de negócios com recursos de governança focados no aumento da produtividade. É inovação que concilia tecnologia, pessoas e dados.

 

Folha

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.