A manhã deste dia 2 de março marca um novo período na vida de 50 novos médicos, de diversas especialidades, e 7 outros profissionais das áreas de enfermagem, fisioterapia, psicologia e nutrição. Todos eles iniciam o período de residência no Hospital São José de Joinville, onde foi realizado o acolhimento. A maioria dos médicos é proveniente de outros estados.
Foi um momento de receberam informações gerais sobre o funcionamento do hospital, horários, orientações gerais e regras de conduta. “A faculdade ajuda nos processos de aprendizagem, mas o que vai fazer um bom profissional é a residência médica. O mercado de trabalho de vocês começa hoje”, disse o diretor técnico do hospital, médico ortopedista, Niso Eduardo Balsini, após as boas-vindas.
O médico Adriano Ribeiro Oliveira, formado pela Universidade Federal do Rio Grande, FURG, veio para a residência em anestesiologia com ótimas perspectivas. “A qualidade do ensino, do grupo de professores, das unidades e o fato do hospital ser registrado junto à Sociedade Brasileira de Anestesiologia gera as melhores expectativas”, comentou.
Nos diferentes momentos da residência, de acordo com a especialidade, os profissionais terão a chance de atuar em outros locais, como a Maternidade Darcy Vargas e Hospital Infantil, podendo atuar com diferentes públicos e preceptores e diversificar o aprendizado. O preceptor é quem acompanha e supervisiona a dinâmica e atuação do residente.
A entrada de novos médicos, anualmente, em março, é também o momento que um grupo de residentes completa sua formação, sendo que muitos deles permanecem atuando no município. “O Hospital São José é um importante centro de qualificação de nível superior na área da saúde,” comenta o diretor Douglas Machado.