Hospital Regional Hans Dieter Schmidt realiza mutirão de cirurgias cardíacas 

Foto: Divulgação Ascom/SES.

O Governo de Santa Catarina segue avançando na realização de cirurgias eletivas. O Hospital Regional Hans Dieter Schmidt (HRHDS), de Joinville, unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou neste último sábado, 29, um mutirão de cirurgias cardíacas. O objetivo, além de reduzir o tempo de espera, é oportunizar o tratamento adequado e proporcionar qualidade de vida àqueles que sofrem de doenças cardíacas.

Nesta edição, cinco adultos passaram por procedimentos. Os pacientes já realizavam acompanhamento ambulatorial e agora receberão também suporte do ambulatório de cardiologia da instituição, que é referência na área.

As operações realizadas foram o Fechamento do Forame Oval Patente (FOP) e a Correção da Comunicação Interatrial (CIA), ambas destinadas a corrigir defeitos do septo interatrial. Essas são patologias congênitas, relativamente comuns, que podem se manifestar de diversas formas.

No passado, pessoas com essa condição  tinham apenas duas alternativas: cirurgia aberta ou uso contínuo de anticoagulantes, com riscos para a saúde. Nas últimas décadas, tornou-se possível solucionar a CIA e o FOP por via percutânea, reduzindo o risco de AVC e hipertensão pulmonar, e dispensando, na maioria dos casos, o uso de anticoagulantes. Santa Catarina é um dos poucos estados que oferecem esse tratamento pelo SUS. 

“Para nós, foi muito gratificante poder contribuir para a melhoria da qualidade de vida desses pacientes e devolvê-los o mais precoce possível para suas atividades profissionais. Essa é a função primordial do trabalho de toda a equipe e de nossa instituição”, comenta o médico cardiologista, Dr. Edilson Álvaro Roma.

O Hospital Regional está organizando um novo mutirão para atender os pacientes da região. O Programa de Cirurgias Eletivas pretende ampliar o acesso a esses procedimentos, reafirmando o compromisso do Estado com a qualidade, segurança e humanização no atendimento.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Cepat anuncia mais de 660 vagas de emprego em Joinville

Reta final: Comida di Buteco encerra no dia 4 de maio em Joinville

Projeto de dança inclusiva promove expressão corporal e desenvolvimento de crianças com deficiência em Joinville

Prefeitura de Joinville abre inscrições gratuitas para incubadora de empreendedorismo

Santa Catarina registra mais de dois mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em 2025

Evento debate novo marco regulatório da EaD e avaliação da educação superior