Há dois anos, uma geladeira antiga foi transformada em uma biblioteca móvel no Centro de Educação Infantil Santo Antônio, uma das 19 creches públicas de Araquari. Agora, durante a pandemia do novo coronavírus, o projeto foi adaptado e se transformou em um local onde alimentos podem ser doados e retirados, é a Geladeira Solidária. A ação iniciou nesta segunda-feira, dia 6, e não tem prazo para encerrar. Alimentos embalados com data de fabricação, bebidas, frutas e verduras fazem parte da lista dos produtos.
A geladeira fica em frente ao CEI, localizado na rua Jorge Tobias da Silva, no Itinga. Para doar ou retirar alimentos não é preciso fazer solicitação para os servidores da unidade. A diretora Rafaela de Assis Pereira explica que a iniciativa, idealizada pela professora Sandra Regina Furquim Bento, surgiu com o intuito de incentivar a solidariedade entre as famílias e foi. Lembrando que a doação e retirada por ser feita por qualquer pessoa da comunidade, mesmo que não tenham filhos no CEI.
“Participar ativamente de uma ação solidária nos auxilia a compreender e a valorizar muitas coisas que temos em casa e que se não faz falta para nós, podemos doar, pois em contrapartida existe muita gente que não tem. Ao ajudar estas pessoas, levando alimento para quem tem fome, fazemos parte de uma grande corrente do bem. A solidariedade faz bem para o coração”, comenta Rafaela.
As aulas na rede municipal de ensino de Araquari estão suspensas desde o dia 19 de março, como medida de prevenção ao contágio do novo coronavírus, e ainda não tem data para retorno. As escolas e creches estão abertas para atender pais e responsáveis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
O que pode ser doado:
O que não pode ser doado: