A preocupação com a qualidade da água da Lagoa da Cruz e do Rio Itapocu fez a equipe da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Araquari (Fundema) iniciar a implantação do projeto de Melhoria Ambiental da Barra do Itapocu.
No sábado, 14 de setembro, a equipe da Fundema esteve na sede da Associação de Moradores do bairro atendendo a comunidade, sanando dúvidas e orientando os moradores sobre a importância da instalação de um sistema de tratamento de esgoto adequado.
“Nós estamos bem felizes com os resultados. Conseguimos atender durante o período matutino 60 pessoas”, comenta a técnica de gestão ambiental da Fundema, Mayara Pereira Silva.
A ideia agora é incentivar os moradores a implantarem o sistema de esgoto adequado em seus imóveis. “Nós iniciamos a entrega de ofícios nas residências comunicando a necessidade de um sistema de esgoto eficiente, que evite a poluição do ambiente e a partir do recebimento, os moradores terão um prazo de 90 dias para se adequarem”, diz o presidente Adriano Silvano.
Os ofícios devem ser entregues para todos os moradores nas próximas semanas e quem tiver dúvidas também pode entrar em contato com a Fundema. “O nosso objetivo é iniciar uma ação de combate a poluição. Uma preocupação que não é apenas nossa enquanto instituição ambiental, mas dos próprios moradores do local”, comenta Adriano.
A instalação do sistema de tratamento de esgoto em cada edificação deve seguir as normas NBR’s nº 7229/1993 e 13.969/1997. Para apresentação da adequação, instalação ou comprovação do sistema é preciso apresentar junto à FUNDEMA: cópia do CPF ou RG; comprovante de residência; comprovante de adequação, instalação ou comprovação do sistema (registro fotográfico); caso não consiga realizar as devidas adequações ou instalação, o morador deve apresentar comprovante de beneficiário de programa socioeconômico do governo.
Confira a cartilha com orientações de tratamento adequado de esgoto disponibilizada pela Fundema.