Finanças aprova gratuidade em exames veterinários

A Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa votou, na manhã desta quarta-feira (09), pela admissibilidade do projeto de lei que torna gratuitos os exames de mormo e anemia infecciosa equina em Santa Catarina.

A proposta foi apresentada pelo deputado Nilso Berlanda (PL) e altera a lei que dispõe sobre a fixação da Política de Defesa Sanitária animal, isentando o pagamento de taxas para a realização dos exames em laboratório.

Na justificativa do projeto de lei, o autor argumenta que “não há vacina disponível contra essas doenças. Sendo assim, a prevenção envolve a identificação e a eutanásia do animal infectado. Por isso, é importante a isenção para os exames de mormo e de anemia infecciosa equina, que deve ser vista como uma ação preventiva no controle de doenças e na defesa da saúde pública do
Estado de Santa Catarina”. O mormo e a anemia infecciosa acometem cavalos, jumentos e burros.

A proposta foi admitida na Comissão de Finanças e Tributação com emenda apresentada pelo relator, deputado Silvio Dreveck (PP). Segundo o parlamentar, a alteração tem o objetivo de prever a adequação financeira e orçamentária da medida. “Se aprovado de forma original, o projeto resultará em aumento de despesa pública, uma vez que o Estado deverá suportar valores de exames
que se pretende isentar, custo esse estimado pela Cidasc em torno de R$ 1,5 milhão anualmente”. Assim, a emenda proposta por Dreveck acrescenta que as despesas resultantes dessa lei correrão das dotações próprias a serem disponibilizadas no orçamento geral do Estado.

O parecer recebeu voto contrário do deputado Bruno Souza (Novo). A matéria ainda deve passar pela Comissão de Agricultura e Política Rural.

Prestação de contas

Cumprindo determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal, na próxima reunião da Comissão de Finanças e Tributação, na quarta-feira (16), o secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, vai apresentar o balanço das ações da pasta referentes ao terceiro quadrimestre de 2021. A reunião será às 10h.

Kevin Banruque
Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Cepat anuncia mais de 660 vagas de emprego em Joinville

Reta final: Comida di Buteco encerra no dia 4 de maio em Joinville

Projeto de dança inclusiva promove expressão corporal e desenvolvimento de crianças com deficiência em Joinville

Prefeitura de Joinville abre inscrições gratuitas para incubadora de empreendedorismo

Santa Catarina registra mais de dois mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em 2025

Evento debate novo marco regulatório da EaD e avaliação da educação superior