Nos últimos dias se espalharam pela internet, mensagens nas redes sociais principalmente em grupos de whats e no Facebook, relatos sobre motoristas e caroneiros de veículos que foram penalizados através de multas por não estarem utilizando máscara de proteção contra a disseminação do novo coronavírus.
As mensagens alertam que a Guarda Municipal ou a Polícia Militar estariam multando motoristas e passageiros que não estivessem utilizando a proteção. Ainda segundo as mensagens, a multa custaria cerca de R$ 128 por pessoa, mais três pontos na carteira.
Outras mensagens informavam que todos os usuários deveriam usar máscara dentro do carro e que a multa recebida tinha a descrição de que o motorista estava dirigindo sem o uso de itens de segurança. Ao final, vinha o pedido para que as pessoas pudessem compartilhar para ajudar, pois muitos ainda não sabem.
O gerente do departamento de trânsito de Joinville, Altanir Antunes, diz que essas mensagens são puro fake News “…não tem nada disso, não existe previsão no código de trânsito brasileiro para multar quem não faz o uso de máscaras, ao menos que haja um decreto do governador do estado ou até mesmo do prefeito da cidade”, e completa que ainda sim, seria na área sanitária, não tendo nada haver com o código de trânsito brasileiro.